Professores receberão título de Doutor Honoris Causa

3 de abril de 2014 - 14:02

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) concederá o título de Doutor Honoris Causa aos professores João Téofilo Pierre e Emídio Cantídio de Oliveira Filho. A cerimônia de outorga será realizada segunda-feira, dia 7, às 16h, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi.

As propostas de concessão dos títulos honoríficos aos dois professores, pela larga e rica produção acadêmica, foram feitas pelo então reitor da UECE, professor Francisco de Assis Moura Araripe, em 2011, e aprovadas por unanimidade pelo Conselho Universitário (CONSU), em duas reuniões distintas.

De acordo com a Resolução nº 780/2011 – CONSU, de 21 de fevereiro de 2011, a justificativa para a outorga do título ao professor João Téofilo Pierre foi por ter dedicado à UECE o melhor do seu tempo e dos seus talentos. Ele também prestou competente e qualificada assessoria a todos os reitores da UECE, com os quais trabalhou de maneira direta, próxima e eficiente. O professor também esteve à frente de ações pioneiras, no início dos anos 80, no trabalho de interiorização de cursos e ações da UECE, secundando com doutrina acadêmica a criação de unidades fora do campus sede, além de sua produção intelectual, sobretudo artigos, livros e pareceres sobre variados assuntos da história e da vida universitária.

O CONSU aprovou, em reunião no dia 19 de dezembro de 2011, a proposição de outorga do título ao professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho pelos suas ações na aprovação de políticas de Ciência e Tecnologia para as Universidades, Institutos Superiores e Centros de Pesquisa do Brasil. Segundo a Resolução nº 818/2011 – CONSU, ele também foi colaborador inestimável para a implementação e o desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UECE, do qual foi o principal incentivador e orientador, e também dispensou à UECE grande atenção quando esteve à frente da Diretoria de Programas de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

UECE outorgou título de Doutor Honoris Causa a 26 personalidades