Professores e alunas da Uece publicam artigo na Revista do Jardim Botânico/RJ

27 de outubro de 2021 - 14:35

Foi publicado na Revista Rodriguésia, editada pelo Jardim Botânico no Rio de Janeiro, neste mês de outubro, artigo intitulado “Floristic composition of an urban coastal forest fragment at the State University of Ceará, Fortaleza, Brazil(Composição florística de um fragmento de floresta urbana costeira da Universidade Estadual do Ceará – Uece Fortaleza, Brasil), que trata de um levantamento florístico da Reserva Florestal do campus Itaperi. A Revista Rodriguésia é A3 no Qualis 2020 – da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A pesquisa objetivou registrar a diversidade de angiospermas de um fragmento florestal urbano, ocorrente no campus Itaperi da Uece. Ao final do artigo, os pesquisadores concluíram que o fragmento estudado possui uma importante riqueza de espécies de plantas em área urbana, sendo necessário a criação de uma Unidade de Conservação e de um plano de manejo de modo a garantir a conservação da área.

O coordenador do Laboratório de Ecofisiologia Vegetal (ECOFISIO) da Uece, professor Eliseu Lucena e também curador do Herbário do Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha – MHNC-HER, enfatiza que há vários projetos de pesquisas em andamento e este artigo é a continuidade do projeto de pesquisa Levantamento Florístico de Três Áreas de Restinga no Estado do Ceará, que iniciou em 2019 e irá até 2023.

Segundo o professor Eliseu, “neste projeto temos alunos do Mestrado Acadêmico em Ciências Naturais/CCT, alunos de graduação em Ciências Biológicas-CCB/CCS e professores atuando e aprimorando sua execução e, em particular, este artigo em questão é fruto de parte da dissertação em Ciências Naturais da aluna Raianna Oliveira Araujo, intitulada Levantamento florístico de fragmentos do Complexo Vegetacional da Zona Litorânea no Estado do Ceará, a qual foi orientada por mim e coorientada pelo professor Oriel Herrera Bonilla” comenta. O estudo contou ainda, com a participação da professora Valéria da Silva Sampaio da Faculdade Dom Aureliano/FAFIDAM e da universitária Maria Isabela Cavalcante Vieira/CCB-CCS.