Professores da Uece participam da Escola de Física do CERN em Genebra, Suiça.

16 de julho de 2012 - 15:09 #

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido na Universidade Estadual do Ceará (Uece), teve dois de seus professores supervisores, da rede estadual de ensino, selecionados para participarem da Escola de Física no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), a se realizar no próximo mês de agosto em Genebra, Suíça.

Articulação universidade e escola, teoria e prática, associada ao trabalho colaborativo entre professores da universidade e da educação básica, ancoram a proposta do PIBID/Uece e são garantidas por meio de convênio entre a Uece e a Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC). Os professores supervisores, corresponsáveis pelo processo formativo de licenciandos da Uece, Vicente de Paula e Silva Neto, da Escola de Ensino Médio Antônio Albuquerque, em Iguatu, e Francisco Eduardo da Silva do Carmo, da Escola de Ensino Fundamental e Médio José Martins Rodrigues, em Quixadá, participarão da Escola de Física do CERN com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), financiando passagens e hospedagens. O evento acontecerá de 26 a 31 agosto, e será ministrado em língua portuguesa para 30 professores do Brasil e de Portugal.

Os professores supervisores do PIBID UECE atuam nos subprojetos de Física desenvolvidos pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), em Iguatu, a 384 km de Fortaleza, coordenado pelo Prof. Dr. Célio Rodrigues Muniz, e pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), em Quixadá, a 158 km de Fortaleza, sob a Coordenação do Prof. Dr. Alexandre Gonçalves Pinheiro.

O CERN é um centro europeu de pesquisas voltado ao estudo das partículas, uma referência mundial nesse campo. Foi fundado em 1954 e tornou-se um exemplo de colaboração internacional, com 20 países participantes. Em 2009, o CERN recolocou em funcionamento o “Large Hadron Collider” (LHC), maior acelerador de partículas de altas energias do mundo. Os professores supervisores do PIBID/ Uece, como parte da programação do curso, irão conhecer o LHC, o maior engenho humano já construído.

Dentre os seus diversos programas, o CERN mantém um de educação, destinado a professores de diversos países, do qual constam visitas às suas instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de física, ministrados no idioma dos participantes.

Fonte / Informação: Coordenação Institucional do PIBID UECE – pibid@uece.br

Professor Nilson Cardoso – 3101-9628