Professores do CECITEC empossados no Comitê Consultivo Intersetorial da Chapada do Araripe

26 de dezembro de 2019 - 12:00

Os professores Lúcio Roberto Galvão de Araújo, vice-diretor do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da região dos Inhamuns (Cecitec), tendo como suplente o professor Daniel Azevedo, ambos docentes da Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE), foram escolhidos e empossados representantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) no Comitê Consultivo Intersetorial da Chapada do Araripe na última quinta-feira (19/12), durante a programação de celebração da Renovação da Fundação Casa Grande, evento ocorrido por ocasião do aniversário de 27 anos da Fundação. De iniciativa política cultural, a formação do comitê foi resultado do encaminhamento do I Seminário Patrimônio da Humanidade da Chapada do Araripe, realizado no mês de agosto passado.

A cerimônia de posse aconteceu na Fundação Casa Grande, na cidade de Nova Olinda, e contou com a presença da Vice-Governadora do Ceará, Izolda Cela, do Secretário da Cultura, Fabiano Piúba e de personalidades cearenses como o diretor da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins, o reitor da Universidade Regional do Cariri, Francisco Lima Júnior, o Prefeito do Crato, José Ailton, e o prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito e outros.

A Chapada do Araripe é uma região de riquezas naturais e culturais; rica em tradições, mas também um lugar de inovações. Seu território estende-se entre as divisas dos estados do Ceará e Pernambuco, e constitui reserva ecológica que reúne fontes naturais, grutas e sítios paleontológicos. Diante da importância dessa região no cenário cultural do País, o Governo do Estado do Ceará, instituições e sociedade civil constituíram o Comitê Consultivo Intersetorial da Chapada do Araripe.

O Comitê é formado por diversos representantes de órgãos e instituições cearenses, entre eles: a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), que o presidirá; Secretaria da Casa Civil do Estado do Ceará; Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema); Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur); Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (Secitece); Universidade Estadual do Ceará (UECE); Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); Universidade Regional do Cariri (URCA); Universidade Federal do Cariri (UFCA); Universidade Federal do Ceará (UFC); Sistema Fecomércio do Ceará (SESC/SENAC); Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri; Instituto Cultural do Cariri (ICC); e Base Educacional de Ação e Trabalho de Organização Social – Beato.

Durante a solenidade, o reitor da URCA, Francisco Lima Júnior, afirmou que o projeto “redireciona a visibilidade do estado do Ceará, inscrevendo a Chapada do Araripe na história do país, como um livro aberto de saberes, para contar a trajetória dos Kariri ao Cariri”. A vice-governadora ressaltou a importância do Comitê para “alimentar essa chama de memória e riquezas da região do Cariri, como uma forma de termos uma humanidade melhor, por meio do sentido, do propósito que o resgate das raízes proporciona”.