Professores de Música da Uece traduzem livro de Robert Schumann, inédito no Brasil

16 de dezembro de 2016 - 12:53

 

Traduzido pelos docentes do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Nelma Dahas, Luciana Gifoni e Heriberto Porto, e com prefácio do professor Marcio Landi, o livro “Conselhos aos jovens músicos: regras musicais para a casa e para a vida”, de Robert Schumann, será lançado na próxima terça-feira, dia 20 de dezembro, às 18h, no foyer do Theatro José de Alencar.

A obra traz a versão em português inédita e exclusiva no Brasil dos clássicos conselhos doalt compositor alemão, em forma de provérbios, publicados pela primeira vez em 1848 como apêndice do seu Álbum para a Juventude op. 48, que traz vasto repertório para jovens aprendizes do piano. O livro é publicação de estreia da Lumah, pequena editora cearense voltada para as áreas de Artes, Cultura e Educação, especialmente a Música.

Em formato de sarau, o lançamento contará com a participação de experientes músicos convidados, que interpretam uma seleção das obras de Schumann feita pelo projeto Piano & Cia, sob direção da pianista e professora Nelma Dahas. Dentre os músicos, além de Nelma Dahas, abrilhantam a noite: ao piano Michelle Lucena, Karina Toledo e Bruno Teixeira; a soprano lírica Klára Kumatová; o clarinetista Jônatas Gaudêncio; o violinista Leonardo Ferreira; a flautista Sara Rebeca de Morais; e o Quarteto de Cordas Casa de Vovó Dedé.

Como aponta o maestro e também professor da Uece, Márcio Landi, no prefácio, o livro traz “um depoimento das preocupações do compositor e pai, que buscava cultivar, como seus contemporâneos, a seriedade e a simplicidade do espírito alemão, traços tão caros à música doméstica (Hausmusik) que se produzia na época”. Com uma atualidade surpreendente, seus conselhos aplicam-se muito além do mundo dos pianistas, sendo “extremamente valiosos para os músicos e para a música, para os artistas e para as artes, enfim, para os seres humanos e para a vida”, avalia a produtora editorial do livro, Luciana Gifoni.

Serviço:

Tipo de evento: Lançamento do livro com sarau musical.
Data: 20/12/2016. Horário: 18 horas.
Local: Theatro José de Alencar (foyer), Fortaleza-CE.
Título: Conselhos aos jovens músicos: regras musicais para a casa e para a vida
Autor: Robert Schumann Tradução de: Nelma Dahas, Luciana Gifoni & Heriberto Porto. Ilustrações de: Gabriel Lage.
Editora: Lumah (contato: lumahcultura@gmail.com). Nº de páginas: 84.
Valor do livro: R$ 20,00 (preço promocional apenas na ocasião)