Professores da Uece têm artigos publicados em livro sobre práticas em EaD

3 de novembro de 2015 - 12:58

“Praticas em EaD nas Universidade Estaduais e Municipais do Brasil: cenários, experiências e reflexões” é o título do livro lançado em outubro, no 57º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O lançamento foi feito durante apresentação da Câmara Técnica de Ensino a Distância, da Universidade Aberta do Brasil (EaD/UAB), que teve como tema “Práticas de EaD: interfaces entre ensino, pesquisa e extensão, mediado pelo reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio.

 

alt

 

O livro contou com a participação de 26 Instituições filiadas a Abruem e foi prefaciado pelo diretor de Educação a distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jean-Marc Georges Mutzig. O diretor ressaltou que a publicação representa um marco, por permitir o aprofundamento das questões expostas e também pelo momento histórico de seu lançamento que ocorre às vésperas de duas importantes datas: 20 anos da Lei de Diretrizes de Bases que formalizou a EaD no país e 10 anos da UAB, que alavancou a educação a distância nas Instituições Públicas de Ensino Superior.

 

alt

Foto: Abruem

 

A obra apresenta 51 artigos, sendo 14 sobre Praticas de Institucionalização, 19 de Praticas Pedagógicas e 18 de Práticas Tecnológicas e de Gestão. Destes 51 artigos dois foram produzidos por professores da Uece:

1.    Caminhos da Institucionalização da EaD na Uece. Autores: Ana Augusta Ferreira de Freitas – Doutora, Professora titular da UECE; Eloísa Maia Vidal –  Doutora, Professora Adjunta da Uece; Francisco Fábio Castelo Branco – Mestre, Professor Adjunto da Uece.

2.    Tecnomídias na EaD: a experiência da Uece. Autores: Laura Helena Pinto de Castro – Especialista, Tutora a distância do curso de Ciências Biológicas da Uece; Lydia Dayanne Maia Pantoja – Mestre, Coordenadora de Pesquisa do curso de Ciências Biológicas em EaD da Uece; Germana Costa Paixão – Mestre, Coordenadora do curso de Ciências Biológicas em EaD da Uece.