Professores da UECE participam de fundação de Escola Municipal Bilíngue para Surdos

9 de janeiro de 2014 - 13:10 #

Os professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece),  Willer Cysne (de Libras, Colegiado de Letras) e Emiliano Aquino (de Filosofia), participam, em parceria com as professoras Vanessa Vidal (IFCE), Suely Farias e Tereza Cruz ambas do (SME), do Grupo de Trabalho instituído pelo Secretaria Municipal de Educação, que está elaborando a proposta da primeira Escola Municipal de Educação Bilíngue de Fortaleza.

A proposta pedagógica da escola é a oferta de educação escolar regular, para a pré-escola e séries iniciais do ensino fundamental, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua e a Língua Portuguesa, em sua modalidade escrita, como segunda língua. Será aberta para alunos surdos e demais crianças interessadas nessa proposta pedagógica.

Em Fortaleza, há duas escolas bilíngües, Libras/Português, o Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES, da rede estadual) e o Instituto Filippo Smaldone (conveniada), que atendem principalmente a crianças da Regional II. A proposta é que a escola municipal bilíngue se localize geograficamente entre as regionais IV, V e VI, com condições de atender cerca de 200 alunos surdos e com deficiência auditiva da rede municipal que, que até agora, não tinham acesso a uma educação bilíngue.

Os professores da UECE que participam do GT coordenam o Grupo de Estudos Surdos (GES-UECE) e desenvolvem já há alguns anos pesquisa na área de educação de surdos.