Professores da Feclesc são agraciados com premiações literárias

5 de maio de 2016 - 12:34

 

O Prêmio Ideal de Literatura é um dos prêmios mais prestigiados no meio literário cearense. A edição do ano de 2016 foi dedicada à poesia e recebeu o nome de “Prêmio Barros Pinho”, consistindo em uma homenagem ao poeta recentemente falecido. O grande vencedor da edição deste ano foi o poeta Felipe de Abreu Fortaleza, com o poema intitulado “Somente a vida”. Na XVIII edição do Prêmio Ideal de Literatura foram agraciados dois professores da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc). São eles: O professor Expedito Ximenes, com o o poema “Talhar-se” (p.74) e o professor Carlos Carvalho, com o poema “Memorial da ausência” (p.64).

 

 

A comissão julgadora do referido Prêmio foi composta pelos poetas Regine Limaverde, Dimas Carvalho e Hermínia Lima. A consultoria ficou sob a responsabilidade da poetisa Aíla Sampaio, enquanto a coordenação foi feita pelo poeta, membro da Academia Cearense de Letras, Carlos Augusto Viana. A edição do XVIII Prêmio Ideal de Literatura já está devidamente publicada e em circulação.

O professor Carlos Carvalho também está entre os agraciados pelo Prêmio SESC de Crônicas – Rubem Braga, 2015, realizado pelo SESC de Brasília. O referido professor, vencedor do Prêmio UNIFOR de Literatura de 2010, com o livro Memória de Peixe, concorreu com a crônica “A igreja e o sobrado”, na qual discorre sobre o período em que o poeta Manuel Bandeira morou na cidade de Quixeramobim. A edição do Prêmio Rubem Braga ainda está no prelo, devendo ser publicada ainda em 2016.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Feclesc