Professores da Favet publicam capítulo de livro nos 150 anos das Leis de Mendel

22 de dezembro de 2017 - 13:01

“Engenharia Genética de Animais”. Esse é o título do capítulo escrito pelos professores Luciana Magalhães Melo e Vicente José de Figueirêdo Freitas, da Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Favet/Uece) para a obra “Mendel: das leis da hereditariedade à engenharia genética”.

O capítulo contou também com a participação do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Luís Sérgio de Almeida Camargo. Neste capítulo estão apresentadas as mais recentes técnicas utilizadas na obtenção de animais geneticamente modificados.

O monge agostiniano Gregor Mendel observou, a partir de seus experimentos com ervilhas, que organismos herdam características por meio de distintas “unidades de herança”. O trabalho de Mendel, publicado em 1866, é reconhecido como o pilar da genética e por proporcionar o surgimento da moderna genética molecular.

Passados 150 anos, foram reunidos na obra renomados pesquisadores brasileiros no intuito de apresentar o estado atual da genética moderna. A leitura desse livro é, portanto, essencial para aqueles interessados no aprofundamento e avanço do conhecimento da genética, por meio de amplas revisões atualizadas e envolventes.