Professores da FAFIDAM homenageados pela Câmara de Vereadores de Limoeiro

29 de agosto de 2013 - 19:30

A Câmara Municipal de Limoeiro do Norte realizará nesta sexta-feira (30) sessão solene em comemoração aos 116 anos de emancipação política do município. Na oportunidade haverá a entrega de títulos de Cidadão Limoeirense e da Medalha Dom Aureliano Matos.

Serão entregues também as Comendas Professor Ricardo Rodrigues Filho, Dr. Deoclécio Lima Verde, Márcio Maia Mendonça e Padre Misael Alves de Sousa.

O professor José Fernando Mourão Cavalcante, do Curso de Química da FAFIDAM, será um dos 22 (vinte e dois) homenageados com o Título de Cidadão Limoeirense. O professor é Engenheiro de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (1980), Mestre em Ciências Naturais Aplicadas pela Université Catholique de Louvain, Bélgica (1983), e Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, MG (2005). Atualmente é professor Adjunto da UECE, lotado na unidade de Limoeiro do Norte. É consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e revisor de três revistas nacionais (Brazilian Journal of Food Technology, Instituto de Laticínios Cândido Tostes e da Revista Nutrição e Alimentos). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Controle de Qualidade de Alimentos, atuando nas seguintes áreas: Bactérias Ácido Láticas; Tecnologia de Queijos; Qualidade do leite; Higienização na Indústria de alimentos e Programa de Qualidade. É pesquisador e orientador de bolsistas de Iniciação Cientifica do CNPq, FUNCAP e UECE. É lider do grupo de Pesquisa Ciências da Natureza e Tecnologia.

O Diretor da FAFIDAM, Prof. Dr. João Rameres Regis, será homenageado com a Comenda Padre Misael Alves de Sousa. Esta comenda foi criada pela lei n° 417, de 23 de setembro de 1983, na administração do prefeito José Oliveira Bandeira. Padre Misael Alves de Sousa foi o primeiro diretor da FAFIDAM, exercendo o cargo de 1967 a 1971 e de 1971 a 1978. A Comenda Padre Misael Alves de Sousa “se destina a homenagear personalidades que tenham se destacado na área da educação, realizando obra notável” (Art. 2° da Lei n° 417).

O professor João Rameres Regis é Graduado em História pela FAFIDAM/UECE, em 1993. Possui Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor Adjunto do Curso de História da FAFIDAM/UECE, Tutor do Programa Especial de Treinamento-PET/História, professor do Mestrado Acadêmico em História e Culturas-MAHIS/UECE e diretor da FAFIDAM, eleito em 2012 e mandato até 2016.

Fonte: Blog da FAFIDAM