Professores da Facedi integram projeto nacional das ações estaduais de combate à Covid-19

29 de setembro de 2020 - 16:58 # # #

 

Os cientistas políticos e professores do curso de Ciências Sociais da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi/Uece), Monalisa Torres e Emanuel Freitas, integram grupo de pesquisadores do projeto “Governos estaduais e as ações de enfrentamento à Covid-19 no País”.

O projeto, coordenado pela professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Luciana Santana, reúne cientistas políticos de todo o país e tem como objetivo mapear a situação dos estados e do Distrito Federal ao longo da pandemia e analisar como governos estaduais têm atuado no enfrentamento à Covid-19.

Como resultado, o grupo de pesquisadores tem produzido uma série de análises publicadas no “Especial ABCP: Os governos estaduais e as ações de enfrentamento à pandemia no Brasil”, na página oficial da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).

Já na sua quarta edição, as análises, em formato de boletins mensais, refletem sobre as medidas de contenção das contaminações pelo novo coronavírus a partir das ações locais. Os professores Monalisa Torres e Emanuel Freitas são autores de dois deles: “Ceará, junho-julho de 2020: retomada da economia e interiorização da pandemia” e “Do combate ao coronavírus ao enfrentamento de setores econômicos: notas sobre a pandemia no Ceará“.

O projeto também tem parceria com o jornal O Estadão, que disponibiliza espaço para publicação de artigos sobre as políticas de enfrentamento a pandemia em cada estado. Os artigos dos docentes da Facedi publicados no Estadão podem ser conferidos aqui:

Ceará: após a estabilidade na capital, os desafios da retomada da economia

Ceará: as dinâmicas das relações entre estado e sociedade após a estabilização da pandemia

 

Fonte: Assessoria da Facedi