Professoras da Uece proferem palestras na Inglaterra

21 de junho de 2016 - 14:03

Em função da realização das atividades do Projeto Interações, efetivado pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), o qual desenvolve suas atividades na Fafidam/Limoeiro do Norte e Feclesc/Quixadá, a partir do edital nº 01/2014 da Funcap/Capes, estiveram na Inglaterra, no período de 10 a 15 de maio, as professoras Maria das Dores Mendes Segundo, coordenadora do MAIE, e Sandra Maria Gadelha de Carvalho, coordenadora, no âmbito do MAIE, dos convênios celebrados entre a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), a University of East Anglia (UEA) e a Birmingham City University (BCU).

Face a dinamização do Convênio entre a Funece e a Birmingham City University (BCU), firmado em 5 de outubro de 2015, ambas participaram de Seminários nesta universidade e na University of East Anglia (UEA), intitulado Dialogical Seminar on “Education, culture and politics in Latin America and Europe”, nos quais proferiram palestras, respectivamente, a professora Maria das Dores, intitulada “World Bank, the movement ‘Education for all’ and critical Marxism”, com foco nas políticas de educação no Brasil, em especial uma crítica marxista ao Programa “Educação para Todos”, recomendado pelo Banco Mundial, e a professora Sandra Maria Gadelha, com o título “Universities, Social Movements and Social Transformation”, tematizando a relação entre a Universidade, os Movimentos Sociais e a Transformação Social.

Participou também dos Seminários o professor Paolo Vittoria, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a exposição “The role of popular education based social movements in Brazil today”, abordando o contexto político brasileiro, a educação popular e as consequências sócio-políticas do golpe contra o governo da Presidenta Dilma Roussef. Ainda na UEA, participaram do seminário a professora Hazel Marsh (PPLUEA), com a palestra “Whose Heritage? Cultural Policy and Social Change in Venezuela in the Chávez Period”, discorrendo sobre as políticas culturais no Governo Chavéz, na Venezuela, e o professor Tristán Mac Cowell (UCL, IoE), com a palestra “The ‘developmental’ university: origins, experiences and threats”, abordando as perspectivas que se colocam para as universidades africanas e latino-americanas na atualidade.

Objetivou-se assim um diálogo Norte/Sul, com um olhar crítico acerca das conjunturas políticas, culturais e educacionais. Os seminários foram organizados pelas Profas. Phd Joyce Canaan e Amanda French da BCU e pelo Prof. Dr. Spyros Themelis na UEA, ocorrido de 11 e 13 de maio de 2016, nas duas universidades supracitadas, respectivamente, nas cidades de Birmingham e Norwich, no Reino Unido.

estacamos que os três professores: Phd Joyce Canaan e Amanda French da BCU e Dr. Spyros Themelis na UEA, estiveram na Uece, em setembro de 2015, quando proferiram palestras em Seminários realizados no Campus do Itaperi e Fafidam, promovidos pelo MAIE, PPGS e PosLA. Na ocasião, a comitiva foi recebida pelo presidente da Funece, Jackson Sampaio, o qual apoiou a iniciativa destes cursos e assinatura dos Convênios.

Como parte da Programação no Reino Unido, ocorreu assinatura oficial do Convênio de Cooperação Técnica e Acadêmica, entre a Funece e a UEA, processo efetivado pelo Escritório de Relações Exteriores da Uece (Ecint), coordenado por Sônia de Castro, com a colaboração de Edmar Neto. Na ocasião, estiveram presentes Maria das Dores Mendes, Sandra Maria Gadelha, Spyros Themelis (UEA), e o representante da University of East Anglia (UEA), David Richardson (Vice-Chancellor da UEA) e o Pró-Reitor das Relações Exteriores, Mark Bentiey.

O Convênio de Cooperação internacional entre a Funece e a University of East Anglia (UEA) e Birmingham City University (BCU), com validade até 2019, possibilita aos alunos e alunas da Graduação e Pós-Graduação, bem como docentes da Uece, viagens para intercâmbios, pesquisas colaborativas, organizações de eventos, cursos, publicações, entre outras atividades. Mark Bentiey, responsável pelas relações exteriores da UEA, manifestou o desejo de visitar a Funece, a fim de acordar tais possibilidades com o reitor e presidente da Funece, Jackson Sampaio.

Como fruto dos trabalhos realizados entre o grupo de docentes da Uece e das Universidades Inglesas, está sendo organizado um livro a ser lançado ainda este ano.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fafidam