Professora da Uece recebe título de Doutora Honorís Causa na UERN

5 de outubro de 2022 - 15:34 #

A professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professora Maria Zelma de Araújo Madeira, recebeu na noite da última quarta-feira, 28 de setembro, o título honorífico de “Doutora Honoris Causa” das mãos da reitora, professora Cicília Raquel Maia Leite, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A solenidade aconteceu no auditório da Instituição Potiguara, em Mossoró.

A honraria se deve ao reconhecimento dos relevantes serviços prestados nas discussões e encaminhamentos da política e pauta étnico-racial na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e na materialização da política afirmativa, inclusiva e includente com a instalação das cotas étnico-raciais aprovadas em lei na Uern. “A implementação das cotas é importante para a diversidade e a inclusão racial. Minha trajetória mudou com o ensino superior. E é oportunizando o acesso à Universidade, que vamos contribuir com políticas de defesa à diversidade e inclusão”, comenta a professora que falou em nome dos homenageados.

A professora Zelma Madeira externou ainda o orgulho e alegria de receber a honraria. “Esse título impacta diretamente em minha vida. Nessa celebração, estamos recebendo título de honra, em reconhecimento ao nosso trabalho realizado, um reconhecimento a nossas trajetórias”, declarou.

A professora lembrou da sua trajetória de luta, como mulher negra, na promoção da diversidade e igualdade racial, sobretudo na defesa do acesso ao ensino superior às classes historicamente vítimas de racismo estrutural e discriminação racial. “A maioria das mulheres negras é vista pela sociedade como destinada ao trabalho doméstico. Essa imagem negativa da mulher negra, da pessoa negra, precisa ser mudada, com ações inclusivas, com o acesso ao conhecimento, pesquisas e ações de extensão. Como docente, nossa luta vai além dos muros das Universidades. Me honra nesta tarde estar recebendo esse título. Esse título não é só meu, é de todas as mulheres negras”, disse.

O Título Honorífico de “Doutora Honoris Causa”, concedido pelo Conselho Universitário – Consuni/Uern atendeu à indicação do Gabinete da Reitoria e a cerimônia de entrega ocorreu durante a Assembleia Universitária que comemorou os 54 anos de fundação da instituição.