Professora Silvia Siqueira representa a UECE em Encontro Científico, em Budapeste

27 de março de 2013 - 13:04 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) foi representada em importante encontro científico ocorrido nos dias 22 e 23 de março, em Budapeste. A Dra. Silvia Siqueira, professora do Curso de História da UECE, que atualmente está cursando o Pós-Doutorado na Universitá delle Studi Roma Tre (Itália), proferiu a  conferência  “Riflessioni storico-religiose sul ritratto nel mondo tardo-antico: a proposito dei ritratti femminili nel’iconografia cristiana catacombale a Roma tra IV e V sec.”, na International Conference On The Occasion of  The Centenary of the Birth os István Hahn, promovida  pelo Departamento of Ancient History da ELTE – Eötvös Loránd University -, em Budapeste na Hungria.

O encontro que homenageou os cem anos de nascimento de um dos maiores estudiosos de epigrafia grega e latina da Hungria, o professor Istvàn Hahn, reuniu vários estudiosos e pesquisadores de História Antiga de prestigiosas universidades do mundo.

O tema da conferência é resultado das atividades desenvolvidas pela professora Silvia Siqueira no Pós-Doutorado iniciado em outubro de 2012. Ela analisa retratos de mulheres registrados em catacumbas romanas, produzidos entre o IV e o V século d.C. e mostra como a arte é uma importante linguagem simbólica que pode ser compreendida facilmente, e foi um instrumento usado pelo cristianismo propagar sua mensagem, naquele período. Um cristianismo bastante elitizado que recebeu o apoio de poderosas damas da alta sociedade romana.