Professora lança livro de ensaio laureado com Prêmio Osmundo Pontes

3 de outubro de 2012 - 13:04 #

 

Professora de Literatura Espanhola no Curso de Letras e integrante do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Cleudene de Oliveira Aragão lança, no dia 9 de outubro, na Livraria Cultura, às 19h, seu livro de ensaio Rachel de Queiroz e Xosé Neira Vilas: Vidas Feitas de Terras e Palavras.

 

“Pela palavra, os fabuladores Rachel de Queiroz e Xosé Neira Vilas unem, a exemplo de Dom Casmurro, as duas pontas, não da vida, mas de um oceano, criando uma ponte imaginária entre Ceará e Galícia, que permite a todos os que se sentirem seduzidos por essa viagem transitar de um lado a outro”, diz a autora.

 

 

Cleudene é também autora do livro em galego Xosé Neira Vilas e Rachel de Queiroz: fabuladores artífices, publicado na Galícia (uma das comunidades autônomas da Espanha), em 2000. Recebeu em 2010 o prêmio Moreira Campos de Conto da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) pelo livro Quantas de nós, antologia de contos de autoras cearenses.

 

Por este seu novo trabalho que será lançado na terça-feira, dia 9, a professora Cleudene ganhou o Prêmio Osmundo Pontes na categoria Ensaio, premiação concedida anualmente pela Academia Cearense de Letras – em anos ímpares, são premiados trabalhos de poesia e de contos; em anos pares, laureiam-se romances e ensaios.

 

A professora Cleudene é líder do Grupo de Pesquisa LEER – Literatura: Estudo, Ensino e (Re)leitura do Mundo, atuando nas áreas de Formação de professores, uso do texto literário no ensino de línguas, ensino da literatura, formação de leitores e mediação de leitura.