Professora fundadora do curso de Psicologia da Uece é homenageada pela AL

24 de setembro de 2021 - 10:06

A professora e fundadora do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Alessandra Xavier, foi uma das profissionais agraciadas pela Assembleia Legislativa do Ceará (AL CE), em sessão solene para homenagem a profissionais de Saúde Mental do Ceará, realizada no último dia 10, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A docente foi homenageada por toda sua contribuição, em especial no programa do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), “Vidas Preservadas: o MP e a sociedade pela prevenção do suicídio”, em que participa das ações desde seu lançamento, em 2018. O programa tem como objetivo promover uma abordagem intersetorial da temática, de modo a fomentar o debate, a sensibilização e o fortalecimento de políticas públicas para a promoção da saúde do povo cearense.

Professora Alessandra compôs a mesa principal na audiência sobre o programa, que antecedeu a sessão solene para homenagens, e destacou: “Temos 1 bilhão de pessoas com transtornos mentais no mundo. Mais de 300 milhões de pessoas com depressão… A saúde mental não vai se sustentar sem algo valiosíssimo, que é o cuidado, não só do indivíduo. O cuidado precisa da existência de políticas públicas, precisa de uma rede.”

Além da docente da Uece, foram também homenageados com a entrega de certificados o médico psiquiatra Valton de Miranda Leitão; a orientadora da célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa (DSAS), psicóloga Maria da Conceição Guerra Martins; e a representante do Centro de Valorização da Vida, voluntária Rejane Felipe.

Também foram agraciados com certificados o professor titular do curso de Psiquiatria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do Programa de Apoio à Vida (Pravida), médico psiquiatra Fábio Gomes de Matos e Souza; o presidente do Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, médico psiquiatra Padre Rino Bonvini; a médica psiquiatra Lisiane Cysne de Medeiros; o tenente-coronel José Edir Paixão de Sousa; o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania e coordenador do Programa Vidas Preservadas, o promotor de Justiça Hugo Frota Magalhães Porto Neto; a secretária de saúde do município de Fortaleza, Ana Estela Leite; e o secretário de saúde do Estado do Ceará, Marcos Antônio Gadelha Maia.