Professora Fátima Leitão é a mais nova escritora da UECE

16 de setembro de 2014 - 16:17 #

Fátima lançou o livro que fala sobre escolas normais rurais no Ceará

 

Noite memorável, revivendo os tempos de criança do meio rural, foi assim, o lançamento do primeiro livro da professora Fátima Maria Leitão Araújo, do curso de História, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e procuradora Educacional e Institucional da Universidade Estadual do Ceará (UECE), lançado na última quarta-feira, dia 10 de setembro.

O professor Jacques Therrien, do Programa de Pós-Graduação em Educação fez apresentação da autora e da obra. A cerimônia aconteceu no Auditório Paulo Petrola e a sessão de autógrafos se deu no Hall da Reitoria, no Campus do Itaperi.

“O grande momento de emoção da noite, ficou por conta das cantoras, Fátima Frota e Lúcia Ferreira que interpretaram as músicas “Meus tempos de Criança, de Ataulfo Alves e Luar do Sertão, de Catulo da Paixão Cearense”, acompanhadas pelo sanfoneiro Ícaro de Souza e do violonista Felipe Rios, todos do município de Guaiúba.

A solenidade de apresentação do livro foi presidida pelo Vice-Reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, que na ocasião disse, “estamos aqui vivendo um momento de muita alegria, celebrando uma verdadeira festa de conhecimento e de produção científica” afirmou Hidelbrando Soares.

O livro “Mulheres Letradas e Missionárias da Luz: Ideal de Formação nas Escolas Normais Rurais do Ceará (1930-1960)”, foi publicado em parceria pela EdUECE e Edições UFC.

O livro da professora Fátima Leitão, celebrou ainda, a parceria entre a EdUECE e Edições UFC, representadas por seus respectivos diretores, professor Erasmo Ruiz, e da coordenadora da Coleção História da Educação, professora Juraci Maia Cavalcante (UFC), que tornou possível a co-edição da obra da mais nova escritora da UECE.

A solenidade contou com a presença do Pró-Reitor de Planejamento, Fernando Antonio Alves dos Santos, da Chefe de Gabinete, Josete de Oliveira Castelo Branco Sales, do Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados, Vladimir Spinelli, da Diretora do Centro de Humanidades, Letícia Adriana Pires, da Diretora de Pesquisa, Célia Sampaio,da presidente da Câmara de Arte e Cultura, Cleudene Aragão, do Prefeito do campus do Itaperi, Sérgio Leitão (irmão da autora), da Ouvidora, Francimá Rocha, da Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Isabel Sabino e do vice-coordenador, João Batista Carvalho Nunes, do Coordenador do Mestrado em História, do Coordenador do curso de Historia, Francisco Artur Pinheiro, de professores, de servidores, de alunos, de familiares e amigos da professora Fátima Leitão. 

alt

alt

alt

alt

alt