Professora e aluna lançam “Mestres da Educação Socialista” na UECE

22 de outubro de 2010 - 14:58 #

 

“Mestres da Educação Socialista: Anton Makarenko e Florestan Fernandes” é o título do mais novo livro da professora Lucíola Andrade Maia, que conta com a co-autoria de sua aluna, Carísia Maia Pinheiro, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O lançamento será às 19h, da próxima quarta-feira (27/10), no Auditório Paulo Petrola da Reitoria da UECE, no Campus do Itaperi, na Avenida Paranjana, 1700. O Reitor Assis Araripe preside a solenidade. O professor Rômulo Soares fará a apresentação do livro, editado pela CCB Editora, e das autoras.

Professora Lucíola Maia, Doutora em Educação, investiga a obra dos dois personagens do livro, Anton Makarenko e Florestan Fernandes desde os anos 80, objeto da pesquisa que coordena na UECE, temática que conta com participação dos bolsistas de iniciação científica. Carísia Maia Pinheiro, uma das bolsistas, destaca-se pelo seu trabalho na pesquisa que tem como título “A Obra de Florestan Fernandes: Teoria e Método, Interpretação da realidade Brasileira”. Daí surgiu a parceria entre as duas autoras.

A obra demonstra a sensibilidade comunitária das autoras, que é a marca fundamental de Mestres da Educação Socialista. No livro, as pesquisadoras tratam do humanismo crítico dos mestres em questão, sobretudo da destacada contribuição teórico-prática dos mesmos para a luta cotidiana das pessoas e dos grupos comprometidos com a transformação profunda da realidade social e educacional.

 

Contatos: Lucíola Maia (85) 9921-3013 e Carísia Pinheiro