Professora do PosLA lança livro inspirado em Bordieu sobre sujeito acadêmico

13 de junho de 2014 - 12:51

Depois de três anos de pesquisa, calcada no pensamento de Pierre Bourdieu e inspirada no livro do sociólogo francês, intitulado Homo academicus, a professora visitante concursada (aprovação em dois concursos consecutivos: 2010-2012 e 2012-2014), do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Dina Maria Martins Ferreira, acaba de lançar “As Vestimentas do Rei – O Sujeito Acadêmico”, pela Miró Editorial.

O pensador francês chamou homo academicus o intelectual, o especialista, o pesquisador, o acadêmico, figuras que, na modernidade, assumiram papeis institucionais específicos, aos quais se atribui, a depender da instância, maior ou menor poder simbólico.

“Ao aliar o conhecimento científico ao corredor de nossa prática cotidiana sei que causarei estranheza, mas é nesse e desse lugar que se pratica e se faz ciência ‒ pelo menos em alguns momentos de nossa prática”, diz a autora, que é doutora em Linguística pela (Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem dois pós-doutoramentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Na apresentação de sua obra, a professora afirma que dedica-se “ao risível que perpassa a identidade do acadêmico, conto causos, listo paródias, como uma forma de representar como o sujeito acadêmico é visto pelos pares e pelos mortais comuns dos corredores da vida. Apresento que o risível como forma ‘inversa’ da soberba e descanso como o acadêmico é visto nos estra-muros universitários, seja pela mídia ou pelos próprios acadêmicos. Enfim o acadêmico que de tanta soberba não consegue mais enxergar sua nudez, cobrindo-se pelo manto invisível de um rei que, na realidade, não tem mais roupas para se vestir”.

Pesquisadora na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Tatiana Piccardi assina o posfácio do livro e afirma que “Dina tem estatura moral para criticar a hipocrisia do mundo acadêmico. E faz isso de dentro, sem medo de ver respingar nas suas vestes o veneno dissimulado do rei”.

A professora da Unifesp encerra o posfácio dizendo que sentiu com a leitura do livro. “No final do livro, Dina se indaga se o leitor estaria rindo ou chorando e espera que ambos. Da minha parte, sim, chorei, mas no final das contas ri mais do que chorei, e isso é bom, porque, ao menos por ora, ainda não resolvi “jogar a toalha” e “cair fora” da vida acadêmica… Depois da leitura, os mais “fracos” pensarão duas vezes antes de prosseguir na profissão. Alguns, em especial os iniciantes, poderão até se deprimir, mas, e até nisso o livro é feliz, os momentos engraçados estão no final, e a alegria de Dina nos faz terminar a leitura mais fortes e esperançosos de que é possível (re)aprender a dormir antes de acordar. “

Degustação e venda do livro no site da Miró Editorial.