Professora da UECE transforma as pesquisas de sua tese de doutorado sobre o MST em livro

10 de dezembro de 2008 - 17:23 #

Livro MSTTodos os meandros do movimento dos Sem Terra estão contados no livro “Mística, Educação e Resistência no Movimento dos Sem Terra – MST” que a professora Lucíola Andrade Maia, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vai lançar nesta quinta-feira (11). Para a noite de autógrafos, que ocorrerá às 19h, no Espaço Cultural da Associação de Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC), na Av. da Universidade 2346, Benfica, a profa. Lucíola disse que ficará muito feliz com a presença de toda a comunidade acadêmica, dos amigos, dos curiosos e interessados em conhecer mais de perto o cotidiano dos que fazem o movimento dos sem terra. Editado pelas Edições UFC, a publicação conta com o Apoio Cultural do Banco do Nordeste.

Conta a professora Lucíola que foram dez anos de pesquisas sobre o MST, desde quando iniciou seu mestrado, na mesma área, envolvendo sempre os movimentos sociais. Na época, o MST começava a aparecer na mídia nacional, trazendo a mística nas suas manifestações. A partir daí, começou a sonhar em fazer doutorado nessa mesma linha de pesquisa e sempre com o objetivo de transformar a tese de doutorado em livro.

Professora Lucíola realizou parte de suas pesquisas no Assentamento de Antônio Conselheiro, localizado no município de Ocara, Sertão Central, a 100 km de Fortaleza. Disse que passava dias e dias, visitando os acampamentos e assentamentos. Levou quatro anos para produzir só a sua tese de doutorado. Lucíola disse, também, que tirou uma lição de vida: aprendeu a dar mais importância às coisas simples do sertão. Hoje, sabe valorizar a educação do campo, a cultura popular, como poesias, músicas, repentes e cantorias.

Segundo Lucíola, o MST é um universo que pode ser pesquisado nas diferentes áreas do conhecimento, que vai desde educação, passando pela sociologia, filosofia, direito, economia, geografia, além de outros setores. Mesmo reconhecendo o grande aprendizado sobre o homem do campo, ao longo de todo esse tempo, Lucíola faz a seguinte citação: “A mística é um processo educativo importante que precisamos conhecer mais”.