Professora da Uece participa do IV Curso Brasileiro em Direitos Humanos

3 de agosto de 2015 - 17:11

A coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas em Situação de Violência Doméstica e Familiar da Universidade Estadual do Ceará (NAVI/Uece), professora Marinina Gruska Benevides, participará do IV Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos, onde ministrará a conferência “A discriminação, violadora da dignidade humana, com base em identidade de gênero e orientação sexual”.

O evento acontecerá no Hotel Blue Tree, no período de 3 a 14 de agosto. A conferência será no dia 6, às 14h, no salão de eventos do Hotel.

O IV Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos tem como tema “O respeito à dignidade da pessoa humana” e é promovido pelo Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH) e pelo Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH), através de seu Escritório Regional para a América do Sul em Montevidéu, em parceria com o Centro de Estudos e Treinamento (CETREI) da Procuradoria Geral do Estado do Ceará e apoio de diversas instituições.

O evento tem como objetivo servir como um espaço acadêmico de capacitação e diálogo, de intercâmbio de experiências e elaboração de propostas de ações tendentes à busca de soluções para os problemas de Direitos Humanos do Brasil. Conta com professores brasileiros e estrangeiros e enfoca prioritariamente o estudo, a reflexão e a elaboração de propostas acerca dos instrumentos e mecanismos do sistema interamericano de proteção dos direitos humanos e sua conexão com a realidade e as normativas do Brasil.

Marinina Gruska Benevides é professora do curso de Ciências Sociais da Uece, lotada no Centro de Humanidades (CH), desde 2004. É também pós-doutora em Democracia e Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – Portugal. É advogada, psicóloga e cientista social.