Professora da UECE integra a Comissão Preparatória da IV Conferência Estadual das Cidades

28 de setembro de 2009 - 08:30 #

As universidades cearenses estão representadas na IV Conferência Estadual das Cidades, que se realizará no dias 17 e 18 de março de 2010, em Fortaleza, pela profª. Glauciana Alves Teles do curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pelo prof. Laércio Xavier do curso de Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Eles já começam a trabalhar em prol do evento, nessa quarta-feira (30/09), quando ocorrerá, na Assembléia Legislativa, a etapa municipal dos Seminários de Sensibilização para a efetivação da 4ª Conferência Estadual das Cidades, que tem como tema “Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social”.

Na 4ª Conferência Estadual das Cidades serão eleitos os delegados que irão participar da IV Conferência Nacional das Cidades, que acontecerá em maio de 2010, em Brasília e que tem como objetivo discutir a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas diretrizes para os próximos dois anos. No evento estadual estarão envolvidos, além de Fortaleza, os municípios da Região Metropolitana, bem como os municípios vizinhos.

Segundo a profª. Glauciana Teles, da UECE, que representará importante segmento da sociedade civil na Comissão Preparatória para a 4ª Conferência Estadual das Cidades, por meio desse fórum, o Governo do Estado tem possibilitado a efetivação de alguns instrumentos que dialogam com a diversidade de atores sociais do estado. Essa nova forma de gestão pública representa uma opção por planejar coletivamente a agenda de construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – PNDU para o país. Essa conferência reunirá os poderes executivo e legislativo, movimentos sociais e populares, entidades de classe, empresários, universidades, Ongs, instituições de pesquisa, entre outros.

A profª Glauciana Teles destaca a representação acadêmica em conselhos e ressalta ainda a importância do Geógrafo nas discussões relacionadas à cidade e ao urbano. “O olhar do geógrafo é dotado de totalidade ao ver os fenômenos sociais e entende-los em sua complexidade. Os geógrafos precisam ganhar espaço nas discussões relacionadas à organização espacial, bem como nas contribuições relacionadas ao enfrentamento efetivo dos problemas sócios espaciais urbanos”, reforça Glauciana.

Para a pesquisadora Glauciana Teles, as cidades crescem, se modificam, são destruídas, reconstruídas, planejadas. Já uniram povos e serviram de palco para muitas guerras. Para viver nas cidades, o homem teve de aprender a seguir regras e respeitar o espaço público. Hoje, o grande desafio é encontrar soluções para problemas urbanos cada vez mais graves já que as cidades avolumam o maior número de problemas decorrentes do aumento demográfico desordenado, muitas vezes com um planejamento ineficaz, bem como as conseqüências trazidas por este processo.

As inscrições para a participação da etapa municipal, agendada para o dia 30 de Setembro, podem ser feitas através do site www.cidades.ce.gov.br

Glauciana Alves Teles
Geógrafa e Profª do curso de Geografia – UECE
Pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos e Geografia Cultural – UECE
Membro da Comissão Preparatória da 4ª Conferência das Cidades.
Tels: 85 3101-9964 / 3101-9769 / 9606-6746
Email: glauciana@hotmail.com