Professora da UECE assume Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial

15 de abril de 2015 - 11:03

A professora do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Zelma Madeira foi convidada pelo Governo do Estado para assumir a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR), vinculada ao Gabinete do Governador.

É responsabilidade do CEPPIR, explicou a professora, implantar esta política de promoção em várias frentes, um trabalho essencialmente multidisciplar e intersetorial. Uma de suas primeiras ações será aumentar o número de muncípios que integram o Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (FIPIR), integrado no momento por 26 municípios cearenses.

O FIPIR, ligado à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), da Presidência da República, tem por objetivo promover uma ação continuada entre as três esferas de governo (federal, estaduais e municipais) com a finalidade de articulação, capacitação, planejamento, execução e monitoramento das ações para a implementação da política de promoção da igualdade racial.

A professora Zelma Madeira já pediu afastamento da UECE e de todas as suas atividades como docente, da graduação e da pós-graduação em Serviço Social da UECE, além de coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Afro brasilidade, Gênero e Família (NUAFRO), ela continuará atuando apenas como orientadora de pós-graduandos.