Professora da Uece apresenta trabalho em Universidade de Portugal

14 de maio de 2018 - 17:01

“A Construção de uma prática pedagógica comprometida com a participação protagonista da criança no cotidiano da Educação de Infância: a contribuição da Pedagogia-em-Participação”. Esse é o título do trabalho apresentado na Universidade de Portugal pela professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Sandra Maria de Oliveira Schramm, do curso de Pedagogia, vinculado ao Centro de Educação (CED).

A pesquisa foi exposta durante o I Congresso Internacional Integrando Saberes: Pedagogia, Formação e Investigação em Educação, realizado nos dias 19, 20 e 21 de abril, em Lisboa  Portugal.

Sandra Schramm realizou estágio pós-doutoral na Universidade Católica do Porto – Portugal, com a supervisão da professora Júlia Oliveira-Formosinho, autora, juntamente com João Formosinho, da “Pedagogia-em-Participação”.

O estudo da docente tem como objetivo compreender como se constrói uma prática  pedagógica para a participação social da criança no cotidiano da educação de infância, buscando também apreender como se realiza uma formação docente contínua que ajude a transformar a prática cotidiana em contextos de educação de infância em que a criança seja respeitada na sua liberdade de ação e protagonismo.

Os dados construídos permitem reflexões que apontam o importante papel das intervenções da educadora na qualificação das diversas formas de expressão das crianças, o que fortalece suas competências para a participação protagonista mais efetiva delas. Essas ideias reforçam a importância da intencionalidade pedagógica nas ações que efetivam a participação social da criança no cotidiano do contexto educativo.