Professora Cleudene Aragão tem artigo publicado em livro espanhol

31 de maio de 2016 - 13:26

“Las aventuras de Don Quijote em los versos de cordel del poeta brasileño Klévisson Viana”. Esse é o título do artigo de autoria da professora do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Cleudene de Oliveira Aragão, publicado no livro espanhol “Don Quijote en los cinco continentes: Acerca de la recepción internacional de la novela cervantina”.

 

alt

 

O livro apresenta vinte estudos inovadores de exemplos representativos e aspectos específicos da recepção que a obra-prima de Cervantes tem sido, ao longo dos últimos quatro séculos, para além das fronteiras espanholas. Além disso, a edição inclui vários estudos que se concentram em temas como música, leituras, ideologia ou as influências de outras obras de diferentes países. O resultado dos trabalhos reunidos no volume torna possível entender melhor o impacto e a eficácia de um dos mitos mais proeminentes da literatura mundial.

Klévisson Viana, em quem a docente se inspira no artigo, é um poeta de literatura de cordel e autor de histórias em quadrinhos, nascido em Quixeramobim-Ceará. Entre seus trabalhos estão o “Romance da Quenga que Matou o Delegado”, “Os Miseráveis em Cordel”, “As Aventuras de Dom Quixote”, “Lampião era o Cavalo do Tempo Atrás da Besta da Vida” e “A Moça que Namorou com o Bode”.