Professor Viliberto Porto é Doutor Honoris Causa da UECE

25 de janeiro de 2011 - 16:30 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizou na tarde da última sexta-feira, 21 de janeiro, sessão solene de Outorga do título de Doutor Honoris Causa ao Professor Viliberto Cavalcante Porto. O Vice-Reitor, Antônio de Oliveira Gomes Neto, e a Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Profa. Gláucia Posso Lima, conduziram o homenageado ao local da cerimônia,  onde foi recebido pelo Reitor da UECE, Prof. Assis Araripe. O Prof. Márcio Resende, do curso de Música desta universidade, homenageou o Prof. Viliberto ao som de seu saxofone, com a música “Carinhoso”, de autoria do compositor Pixinguinha. A solenidade ocorreu no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi.

A proposta de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao Prof. Viliberto Cavalcante Porto é de autoria do Professor Francisco de Assis Moura Araripe, reitor da UECE.  O Conselho Universitário (CONSU) apreciou e aprovou, por unanimidade, a honraria, em reunião realizada no dia 17 de setembro de 2010, e expediu a Resolução de nº 747/2010.

O Reitor Assis Araripe disse em seu discurso que “uma apresentação do professor Viliberto Cavalcante Porto seria perfeitamente dispensável, considerando a rica, vasta e competente dimensão do seu nome no contexto administrativo-médico cultural cearense”. Falando ainda de Viliberto Porto, o Reitor Araripe citou “quanto pesa falar do Professor Viliberto, mantendo o equilíbrio entre razão e emoção, pois ele, com sua postura beneditina de servir à UECE, à academia e ao povo, emociona e exemplifica, magnificando o quotidiano do trabalho, seja como médico, seja como servidor público, seja como colega, seja como consultor”. O Reitor ressaltou ainda que “A UECE se preza em ter o professor Viliberto Cavalcante Porto na galeria das personalidades que são paradigmas para quantos integram esta Instituição”.

O Professor Viliberto Porto agradeceu a honraria e em seu discurso fez um histórico sobre a sua vivência na UECE, desde quando aqui chegou, em 1996, através de convite do então Reitor da UECE, professor Manasses Claudino Fonteles. Disse que, na segunda administração de Manasses, recebeu dele a incumbência de coordenar a implantação do curso de Medicina. Com a saída do professor Manasses para assumir a Reitoria da Universidade Mackenzie, assume a Reitoria da UECE o seu Vice, o Professor Assis Araripe, que como excelente gestor pôde logo perceber as dificuldades que ele, Viliberto, enfrentava para a execução do projeto de implantação do curso de Medicina. O Reitor Araripe, de sua livre e espontânea vontade, falou Viliberto, conseguiu as condições necessárias para a implantação do curso de Medicina.

Ao finalizar, professor Viliberto Porto lembrou que queria compartilhar a homenagem, que ora recebia, com os professores João Baptista Saraiva Leão e Antero Coelho Neto, com seus  pais que “assistidos por Deus, me concederam a vida, me protegeram, educaram e me mostraram como me comportar corretamente”, sua mulher, filhos, genros, noras, netos e bisnetos. Ao concluir, citou o poema “IF”, o inesquecível “Se”, de autoria de Rudyard Kipling.

Presidida pelo Reitor Assis Araripe, a mesa formada para a solenidade foi composta pelo Diretor da Faculdade de Medicina da UFC, José Luciano Bezerra Moreira, representando o Reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, o homenageado, o Vice-Reitor Antônio de Oliveira Gomes Neto, o Reitor da UVA, Antônio Colaço Martins, e o Presidente da Academia Cearense de Medicina, Antero Coelho Neto. A cerimônia contou também com a presença de familiares do homenageado, dos Pró-Reitores de Planejamento, de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa, Políticas Estudantis, e de Extensão, da Pesquisadora Institucional, dos ex-Reitores da UECE, professores Manasses Claudino Fonteles e Jáder Onofre de Moraes, Diretores de Centros e Faculdades, professores do curso de Medicina da UECE, demais professores, servidores e convidados.

A UECE concedeu o Título de Doutor Honoris Causa ao Médico Viliberto Porto, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Instituição ao longo de tantos anos, militando com proficiência, em cargos e funções que lhe são cometidos e, ainda, pelo edificante comportamento no trato com professores, servidores e alunos.

Viliberto Cavalcante Porto nasceu no dia 6 de janeiro de 1932, na Cidade de Aracati, (Estado do Ceará). Médico pela então denominada Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (1957), posteriormente incorporada à Universidade Federal do Rio de Janeiro, Viliberto Porto é professor do curso de medicina da UECE, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), ministrando disciplina do setor de Estudo da Anatomia Aplicada ao Método de Dessecação.