Professor João Pierre lança mais um livro

19 de outubro de 2012 - 16:53 #

Lançado na última quinta-feira (18), no Clube Náutico Atlético Cearense, o livro “Uma Longa Travessia: De Santana do Acaraú para Crato” essa é a mais nova obra do professor e escritor João Teófilo Pierre. O livro narra o resgate da vida do patrono da família Pierre, de seus descendentes e da história do Crato, município cearense, localizado no extremo sul do estado, a 533 km de Fortaleza. Para relatar à história, professor Pierre mergulha no tempo e nas suas pesquisas, que incidiram no período desde 1939 a 1990. A noite de autógrafos do escritor João Teófilo Pierre contou com as presenças todos os seus familiares do Crato e de Sobral, amigos, jornalistas, professores, escritores e demais convidados. O Dr. Francisco César Pierre Barreto, sobrinho do autor fez apresentação do livro.

A solenidade contou ainda com as presenças do presidente do Instituto Cultural do Cariri (ICC), professor José Humberto Tavares Neto, do presidente do Conselho Superior do ICC, Napoleão Tavares Neto, e de alguns membros da Associação de Ex-Alunos do Seminário São José do Crato. Na ocasião, o professor João Teófilo Pierre colocou a disposição dos presentes, um pouco mais da história daquele município caririense, os últimos exemplares do livro “Seminário São José do Crato – Fragmentos Históricos e Testemunhos de Vida”.

Professor Pierre é graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, na cidade de Roma, concluiu ainda mestrado na mesma área, na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, também em Roma. Na Universidade Estadual do Ceará, Prof. Pierre assumiu funções importantes, desde a embrionária FUNEDUCE, fundação que gerou a UECE. Foi chefe de gabinete do Reitor Martins Filho, criador dessa Universidade, Pró-Reitor de Graduação durante 12 anos, mais precisamente nos reitorados dos professores Danísio Correia, Luís Moreira, Cláudio Régis Quixadá e Perípedes Chaves. Foi ainda assessor de todos os Reitores, até a administração do Reitor Assis Araripe, anterior ao atual Reitor, professor Jackson Sampaio.