Professor Jackson Sampaio participa da XXXVII Jornada Cearense de Psiquiatria

6 de outubro de 2015 - 16:46 #

Matriciamento em Saúde Mental foi o tema da XXXVII da jornada cearense de psiquiatria, que aconteceu no período de 30 de setembro a 03 de outubro, no Hotel Sonata de Iracema. O evento foi promovido pela Sociedade Cearense de Psiquiatria (Socep).

Durante todo o encontro foram realizados cursos e debates sobre autismo, esquizofrenia, dependência química, neuropsiatria, neuroestimulação, epilepsia e sexualidade. O público-alvo foram médicos e profissionais da área de saúde, mas também assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e estudantes.

alt

O escritor, psiquiatra e professor Dr. Jackson Sampaio, reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), fez a abertura do curso Saúde Mental, Ciência e Literatura, coordenado pelo médico psiquiatra, Antonio Weimar Gomes dos Santos. O psicanalista Paulo Marchon ministrou palestra sobre Psicanálise e Literatura – Clinica e Técnica Psicanalítica na obra Carta ao Pai, de Franz Kafka.

alt

Segundo o presidente da Socep e psiquiatra do Hospital de Saúde Mental de Messejana, Raimundo Araújo Melo, o evento é um momento de confraternização dos psiquiatras e profissionais de saúde mental, mas, principalmente, um encontro científico. “Serve para debatermos as questões técnicas e institucionais da saúde mental, discutindo políticas públicas e os serviços oferecidos nos postos de saúde. Uma oportunidade de aprimorarmos conhecimentos”, ressaltou.

alt

O coordenador da comissão científica do evento, Eugênio de Moura Campos, explica que por ser uma especialidade que lida com a condição mental dos indivíduos, a psiquiatra engloba os conhecimentos de outras áreas. “O profissional precisa dessa visão mais ampla, entendendo a pessoa não só como um doente, mas como um indivíduo que tem uma história e vive em um meio. Cada paciente tem sua singularidade”, avalia.

alt

A especialização em psiquiatria, conforme o presidente Raimundo Araújo, vem sendo bastante procurada. “O Hospital de Saúde Mental possui dez vagas para residentes e o Hospital das Clínicas possui quatro vagas. Em Sobral e Iguatu, são quatro vagas cada”, cita Raimundo. Ao todo, cerca de 150 médicos integram a Socep, que foi criada em meados da década de 1960, hoje, tendo entre seus associados vários psiquiatras com formação médica realizada no curso de Medicina do Centro de Ciências da Saúde CCS/UECE.