Professor Emérito da UECE Manassés Fonteles é homenageado pela FESBE

20 de agosto de 2021 - 11:46

O pesquisador 1A, do CNPq – Manassés Claudino Fonteles, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), foi homenageado durante o pré-congresso da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE).

O evento, ocorreu no último dia 05 de agosto, em reunião online via zoom meeting. A justa homenagem ao professor e pesquisador Manassés Fonteles, se deve pelas suas grandes contribuições científicas, capacidade de desenvolver formação de recursos humanos, altamente qualificado, de construir espaços para realização de atividades cientificas e como gestor de instituições de ensino superior.

Para o professor Manassés “essa honraria me deixa muito emocionado e feliz, trata-se de um reconhecimento em nível nacional, através dos diversos núcleos de pesquisa, que operam no país, sobretudo na área renal”, ressaltou o pesquisador.

O professor Manassés Fonteles comandou a UECE no período de 1996 a 2003. Foi o criador do curso de Medicina e do Instituto Superior de Ciências Biomédicas – ISCB instalado no campus Itaperi. Foi também Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) de 2003 a 2010.

Manassés Fonteles completa 80 anos no próximo dia 07 de setembro, 56 dos quais dedicados à ciência. É autor de centenas de trabalhos científicos na Europa e nos Estados Unidos, tendo sido o descobridor do hormônio renal chamado de “Guanilina”, importante do ponto de vista fisiológico na regulação do sódio e potássio, estando envolvido na regulação da pressão arterial. Atualmente, é orador da Academia Nacional de Medicina.