Professor é profissão. Educador é missão

15 de outubro de 2017 - 11:31

A frase do título é do professor Salomão Becker, falada em 15 de outubro de 1947, quando acredita-se ter acontecido no Brasil a primeira comemoração de um dia, de fato, dedicado aos professores. Becker levou à uma escola de São Paulo a ideia trazida de sua cidade natal, Piracicaba, onde se realizava na data uma pequena confraternização entre alunos e professores.

A história de 15 de outubro foi iniciada ainda antes, em 1827, pois foi nessa data que Dom Pedro I baixou um Decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil. O documento dizia que todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter suas escolas de primeiras letras. Pena que não aconteceu!

Então, foi a partir da sugestão de Becker que o professor passou a ter um dia para ser homenageado. Em 1963, a data foi oficializada no Brasil por meio do Decreto Federal 52.682, declarando feriado escolar o Dia do Professor.

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) possui um número superior à mil professores em mais de 70 cursos de graduação presenciais, além dos cursos de graduação à distância, de ensino médio e de pós-graduação. A Uece é a Instituição de Ensino Superior que mais forma professores no Ceará, sendo, aproximadamente, 2/3 de seus cursos, de Licenciatura.

Por reconhecer o valor do professor, a Uece parabeniza todos os seus docentes pela nobre profissão do ensinar e agradece pelo empenho e competência que fazem da Uece a Universidade Estadual de maior destaque do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.