Professor do ITA abre SECOMP 2011que debate Computação Ágil e Mercado de Trabalho

16 de outubro de 2011 - 15:42 #

Com a palestra do professor Eduardo Guerra do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sobre o tema “Entendendo o Design Evolutivo em Metodologias Ágeis”, será aberta às 8h30 desta segunda-feira (17/10), a oitava edição da Semana da Computação (SECOMP), uma realização do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O local do evento, que prossegue até a próxima sexta-feira (21/10), é o Auditório Central, no Campus do Itaperi. A SECOMP 2011 reunirá cerca de 300 participantes da UECE e de outras universidades, como da UNIFOR, UFC, UVA, Além de diversas Faculdades.

Quem quiser participar da SECOMP, que este ano traz como tema “Computação Ágil”, ainda pode se inscrever através do site www.secomp.uece.br. Trata-se de um encontro aberto a alunos, professores, profissionais de computação, áreas afins de diferentes Universidades, Faculdades e interessados no assunto. Vale ressaltar, que a pauta de discussões inclui também um debate sobre a formação de profissionais para o mercado de trabalho da computação.

A Semana da Computação da UECE afirma-se como um evento promovido pelo curso de Ciências da Computação a fim de socializar novas tecnologias, linhas de pesquisa e todo saber acadêmico presente no curso. Dessa forma, entende-se que é necessário discutir o papel da computação como ciência e sua participação no processo de difusão das novas tecnologias requeridas pela globalização por que passa a sociedade contemporânea.

Dentro dessa realidade, o PET Computação da UECE vem através do seu principal projeto de extensão, a SECOMP, difundir as tecnologias presentes nos diversos ramos da sociedade e abordar as tendências do processo de desenvolvimento ágil de software para o mercado de trabalho.

A SECOMP 2011 contará com palestras, simpósios, mini-cursos, maratona de programação e campeonato. Os temas a serem abordados estimulam leituras críticas e, por conseguinte, técnicas para leigos, curiosos, estudiosos e profissionais da Computação. Uma mostra disso pode ser constatada através da sociedade, pelo uso constante das novas tecnologias, cujo universo tecnológico ultrapassa seus limites, inovando-se a cada instante.

Para um dos coordenadores do evento, Paulo Franco, o cenário da computação atualiza-se constantemente e essa área do conhecimento, configura-se como uma ciência que produz instrumentos de socialização da informação. Todos os dias surgem novas tecnologias que auxiliam empresas do mundo todo nos seus mais diferentes serviços. Além disso, o processo de desenvolvimento de software sofreu diversas alterações ao longo dos anos, tornando-se mais rápido e prático. Essas mudanças explicitam a necessidade de que os profissionais da computação estejam sempre atualizados, perante esse ágil ramo do conhecimento. E a Semana da Computação é o “lócus” certo onde se terá informações nessa área da ciência, enfatiza Paulo.

Fonte / Informação: Fabiano Gadelha (85) 8843-2008; Paulo Franco – (85) 9993-6406