Professor de universidade belga realiza workshop para alunos do Renorbio e PPGCV

11 de março de 2014 - 12:18

Nos dias 7 e 8 de março último, os Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia (Renorbio) e de Ciências Veterinárias (PPGCV) receberam o professor Johan Smitz para a realização de um workshop intitulado “Novas tecnologias de reprodução assistida em modelos animais para tratamento da infertilidade humana”, no auditório da Unidade de Pesquisa Transferência Biotecnológica e Inovação (UPTBI). O evento fez parte da programação do 4º Ciclo de Atualização em Pesquisa, Inovação e Transferência Biotecnológica (Ca-PITB), promovido anualmente pelo UPTBI e coordenado pela professora Ana Paula Ribeiro Rodrigues e pelo professor José Ricardo de Figueiredo.

alt

Além dos pós-graduandos do Renorbio e do PPGCV, participaram do workshop alunos dos cursos de pós-graduação e professores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e também profissionais que atuam em clínicas de reprodução humana assistida no estado do Ceará.

Especialista em Bioquímica Médica e doutor em Medicina Reprodutiva, o professor Smitz ministrou palestras durante todo o dia da última sexta-feira,7, e na manhã do sábado, dia 8, participou das práticas de manipulação de células germinativas femininas em um dos laboratórios da UPTBI. As práticas foram organizadas e supervisionadas pelo grupo de pós-docs do Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-Antrais, formado por Valdevane Araújo, Giovanna Rodrigues, Jamily Bezerra e Luiz Oliveira.

alt

Formado em Medicina pela Free University Brussels (VUB), em Bruxelas, na Bélgica, Johan Smitz é professor de Fisiologia Endócrina e da Reprodução na VUB e coordena o Laboratório de Biologia Folicular, na mesma instituição.

Recentemente o PPGCV aprovou na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) um projeto de cooperação científica de Pesquisador Visitante Especial (PVE), que terá a participação do professor Smitz, em que ele irá desenvolver atividades – didática e de pesquisa – com pesquisadores e alunos do PPGCV durante de três anos, nas modalidades a distância e presencial.

alt

O reitor Jackson Sampaio e o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), professor Jerffeson Teixeira, deram as boas vindas ao professor Smitz durante almoço no dia 7 de março.