Pesquisador Dartiu Xavier faz palestra sobre drogas na UECE

21 de maio de 2013 - 17:06 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) sedia nesta quinta-feira (23/05), a partir das 18h30, debate sobre Drogas. Para falar sobre o essa questão, o Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPPP) da UECE, que realiza o evento, convidou um dos maiores estudiosos do Brasil sobre o assunto, professor Dartiu Xavier da Silveira, que abordará o tema “Políticas Públicas e Enfrentamento as Drogas”. Aberta ao público, a palestra acontecerá no Auditório Paulo Petrola da Reitoria da UECE, no Campus do Itaperi.

O coordenador do Mestrado, professor Francisco Horácio da Silva Frota, informa que durante o evento haverá também o lançamento do filme “Estados Alterados”, a ser exibido na ocasião. Professor Horácio Frota convida a comunidade universitária e a sociedade cearense para participarem do debate do professor Dartiu Xavier, referência reconhecida nacional e internacionalmente no campo de tratamento e prevenção das Dependências Químicas, da Escola Paulista de Medicina. Para acompanhar o coquetel de abertura da solenidade, o “Grupo de Sopro” do Curso de Música da UECE prestará uma homenagem aos presentes.

Professor Dartiu Xavier

Atualmente, professor Dartiu Xavier é livre-docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), consultor do Ministério da Saúde, professor-orientador do grupo Cochrane do Brasil, membro da American Psychiatry Association, da International Association for Analytical Psychology e da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, além de pesquisador-colaborador da University of California (UCLA).

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria e Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas: dependência de álcool e drogas, transtornos do controle dos impulsos, comorbidades psiquiátricas, adaptação e validação de instrumentos diagnósticos em psiquiatria, neuropsiquiatria, revisão sistemática e metanálise. É coordenador – fundador do Programa de Orientação e Assistência Dependentes (PROAD) do centro de referência reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU-UNDCP).

Fonte /Informações: Professora  Helena Frota, 3101-9926