Professor da UECE/CECITEC lança livro e ministra palestra em evento internacional

8 de março de 2012 - 17:49 #

O professor Isaías Batista de Lima, líder do Grupo de Pesquisa Filosofia e Metodologia da Pesquisa em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ministra palestra no III Encontro internacional sobre Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores. O encontro é realizado na Universidade Federal do Ceará, por meio do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional – LABOR, que acontece no período de 28 a 30 de março, na Faculdade de Educação da UFC. O evento tem a finalidade de contribuir com o debate em torno da formação humana integral, a partir dos modelos diversos da educação profissional e sua relação com o desenvolvimento econômico como meio para a democratização econômica, social e política do Brasil.

A palestra fará parte da mesa-redonda sobre Teoria Crítica, Cultura e Educação, em que tratará das contribuições do pensamento de Ernst Bloch para a cultura e seu rebatimento possível nas teorizações da escola de Frankfurt. O referido encontro contará com a participação de pensadores renomados do país, como Theotônio dos Santos, Paolo Nosella, Tânia Bacelar, Márcio Pochmann e do embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Sánchez Arveláiz.

Na ocasião o professor Isaías Batista lançará ainda seu livro intitulado: Utopia Concreta, Esperança e Educação: o Princípio Esperança de Ernst Bloch como filosofia da educação. O lançamento será no dia (29/03), às 18h, no mesmo local do Encontro. Esta obra fora publicada pela Editora da UECE. Nele o autor trata de esclarecer o percurso teórico do filósofo alemão Ernst Bloch, os pensadores que o influenciaram e as suas categorias de análise do real, bem como seu rebatimento possível no campo da educação. Isaías Batista é professor do Centro de Ciências e Tecnologia – CECITEC da UECE, em Tauá.

Mais informações no telefone 8889-9055 com o Prof. Isaías

Site: HTTP://www.wix.com/encontrointer/labor