Docente da Uece tem proposta aprovada em chamada da Funcap e FCT/Portugal

22 de novembro de 2018 - 17:01

“Abordagem holística à simulação da evolução da costa a longo prazo”. Essa é a proposta de investigação científica do professor da Uece, Davis Pereira de Paula, aprovada pela chamada conjunta da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap/Brasil) e Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT/Portugal).

A chamada tem como objetivo estimular a colaboração científica entre pesquisadores de Portugal e do Estado do Ceará.

De acordo com o pesquisador, que é também coordenador do curso de graduação em Geografia e docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo), a proposta aprovada visa “explorar a capacidade de modelos de simulação da evolução costeira em longo prazo através da evolução morfodinâmica de praias arenosas”, explica Davis.

Com a aprovação, a Uece, por meio do coordenador brasileiro, e a Universidade do Algarve, com a coordenadora portuguesa, professora Susana Costas (Centro de Investigação Marinha e Ambiental), irão em um  esforço conjunto realizar levantamentos detalhados de dados morfológicos para validar modelos e empregá-los na simulação de condições futuras, permitindo acompanhar a evolução costeira em diferentes cenários.

O professor Davis Pereira de Paula é bacharel e licenciado em Geografia pela Uece. Mestre pelo ProPGeo/Uece, com área de concentração em Análise Geoambiental e Ordenação do território nas regiões semiáridas e litorâneas. É doutor em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente, Ramo Ciências do Mar, especialidade em Gestão Costeira pela Universidade do Algarve, Portugal, e foi coordenador brasileiro da Rede Braspor, rede informal de cientistas do Brasil e de Portugal que se dedicam a estudar os ambientes costeiros e suas sinergias.