Professor da UECE tem patente de Monitor de Combustão Industrial que reduz gastos

28 de maio de 2009 - 15:35 #

Os pesquisadores da Física Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE) já transformam o conhecimento científico em retorno social. O professor Lutero Carmo de Lima, do Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas da UECE, desenvolve pesquisas em parceria com a Fundação Edson Queiroz e professores do Núcleo de Tecnologia da Combustão da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e acaba de depositar no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) uma patente que trata de um Sistema Eletrônico de Baixo Custo para o Monitoramento Automático da Queima de Combustíveis Derivados de Petróleo, Gás e Biomassa. Tal produto proporciona, na combustão industrial, controle de eficiência visando à redução de gastos de combustíveis e emissão de poluentes atmosféricos.

Segundo o prof. Lutero, os seus estudos estão bem afinados com as preocupações do mundo contemporâneo, ou seja, com o futuro do planeta. Lembrou que a queima de combustíveis fósseis e biomassa tem sido a maior responsável pelo aquecimento global, mudanças climáticas, redução da camada de ozônio e chuvas ácidas. O monitoramento da combustão nos automóveis alcançou grande avanço devido aos elevados investimentos em pesquisas realizadas pela indústria automobilística resultando nos sistemas de injeção eletrônica. A combustão industrial ainda não atingiu tal estágio de desenvolvimento e o seu controle torna-se proibitivo para países em desenvolvimento devido aos elevados custos de aquisição e manutenção dos monitores da combustão industrial.

De acordo com o prof. Lutero, responsável pelo Laboratório de Combustão da UECE, esse resultado mostra os primeiros frutos de sua opção pela Física Aplicada e sempre com a idéia de produzir conhecimento que traga retorno social e contribuição ao desenvolvimento tecnológico e econômico do Estado do Ceará. Disse ainda que desde 2002 vem realizando estudos para desenvolver o Sistema Eletrônico e que seus trabalhos já foram contemplados com os Prêmios FINEP e Santander-Banespa de Inovação Tecnológica.

Contato: prof. Lutero Lima, 3101-9904 ou 3101-9902. E-mail: lutero@uece.br