Professor da Uece participa de concurso nacional de produtos lácteos

14 de julho de 2015 - 10:33

Tem início nesta terça-feira, dia 14 de julho, o 41º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, em Juiz de Fora (MG), que vai eleger os melhores produtos do país, entre queijos de diversos tipos, manteiga, doce de leite, requeijão e ainda o destaque especial – aquele produto lácteo que ainda não chegou ao mercado e que tenha pelo menos uma característica inovadora ou funcionalidade.

“A avaliação é criteriosa, feita por cerca de 25 juízes especializados, vindos de universidades, serviços de inspeção e instituições de pesquisa, que podem apontar com segurança qual o melhor produto”, afirmou o coordenador Fernando Resplande Magalhães.

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) está presente neste tradicional evento no segmento laticinista, que reunirá cerca de 50 indústrias de todo país. Professor do curso de Ciências Biológicas, José Fernando Mourão Cavalcante irá julgar no laboratório de análise sensorial, que fica no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), produtos em onze categorias: Queijo Prato lanche 3 kg, Queijo Gouda, Queijo Provolone, Queijo Parmesão, Queijo Reino, Queijo Minas Padrão, Requeijão cremoso,- Doce de leite pastoso, Queijo tipo Gorgonzola, Destaque Especial e Manteiga de Primeira Qualidade.

O Concurso Nacional de Produtos Lácteos faz parte do Minas Láctea, que engloba outros três importantes eventos do setor laticinista na América Latina: Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) e Congresso Nacional de Laticínios. A edição 2015 acontece de 14 a 16 de julho com atividades no Expominas e no Instituto de Laticínios Cândido Tostes.