Professor da Uece ministra palestra sobre Educação Superior na APESC

1 de fevereiro de 2016 - 19:09 #

No último sábado, dia 30 de janeiro, o professor Vladimir Spinelli Chagas, diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados da UECE, proferiu palestra sobre Educação Superior, a convite da Associação dos Professores de Ensino Superior do Ceará (APESC). A palestra ocorreu às 11h na sede da associação.

O prof. Vladimir dividiu a apresentação em três momentos. No primeiro, abordou as principais conquistas na democratização do acesso (REUNI, PROUNI, SISU, FIES), mas salientando a necessidade de avanços cada vez maiores para dar ao país melhores condições de desenvolvimento.

alt

No segundo momento, apresentou um histórico da Educação Superior no Ceará, a partir da criação da primeira IES, em 1864 com o Seminário Episcopal do Ceará (Seminário da Prainha), destacando as universidades, hoje em número de oito (três estaduais, quatro federais e uma privada). O prof. Vladimir destacou o pioneirismo da UECE na interiorização do ensino superior, na formação de professores e no contexto das IES públicas no país, dentre outros aspectos.

No terceiro momento, dedicou-se a levantar questões na área, desde as precariedades ainda existentes, especialmente nas universidades estaduais cearenses,  até os temas polêmicos próprios do ambiente universitário, como o modelo de gestão, a participação dos três segmentos, o modelo estrutural e os relacionamentos com o mercado, o governo e a sociedade.

A palestra foi a primeira da programação cultural de 2016 da APESC, coordenada pelo ex-governador Gonzaga Mota, e prevê um encontro mensal, sempre aos sábados, abrangendo diversas áreas do conhecimento.

Entre as presenças, podem-se destacar as do ex-governador Prof. Gonzaga Mota, do presidente da Academia Cearense de Administração, Prof. João Alves de Melo, do ex-reitor da UECE, Prof. Perípedes Maia Chaves, do presidente da APESC, Prof. Ari Sidou, dentre outros.