Professor da UECE lança livro sobre software livre e educação a distância

17 de outubro de 2013 - 12:05

“O livro (….) representa uma contribuição bem-vinda e importante à reflexão sobre a educação a distância, as tecnologias digitais, a formação de professores nesta modalidade e um amplo conjunto de temas que orbitam em torno deste complexo e desafiador campo de estudo”. Estas são as palavras da professora Sofia Lercher Vieira no prefácio da obra “Formação de Professores para as Tecnologias Digitais – Software Livre e Educação a Distância”, organizado pelos professores João Batista Carvalho Nunes e Luisa Xavier de Oliveira.

A publicação nasceu a partir de um anseio do grupo de pesquisa Laboratório de Tecnologia Educacional e Software Livre (LATES), explicou o professor João Batista, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Computação, ambos da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Com quinze artigos distribuídos em dois volumes, a obra traz trabalhos de pesquisas e teses de mestrado, cujos autores eram orientandos do professor João Batista.

Os textos compõem um riso mosaico de contribuições e fazem parte do louvável esforço de socializar uma discussão que, de outro modo, poderia permanecer intramuros, afirma a prefaciadora, e os autores sinalizam seu compromisso com formas de produção coletiva, com expressivo potencial para viabilizar a ampliação da cobertura de acesso à informação.

“Formação de Professores para as Tecnologias Digitais – Software Livre e Educação a Distância” foi lançado na 36ª reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), o maior evento acadêmico em Educação, realizada em Goiânia, no final de setembro. No dia 30 de outubro, será lançado em Tauá e em Recife, durante o XXI Encontro de Pesquisa Educacional e Pós-Graduação do Norte de Nordeste (EPENN), em novembro.