Professor da UECE lança Livro sobre Queijo Coalho

17 de outubro de 2017 - 16:08 #

O professor José Fernando Mourão Cavalcante, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), lança nesta quinta-feira, 19 de outubro, às 10h, no Auditório Paulo Petrola, no Campus Itaperi, o Livro “Queijo Coalho Artesanal do Nordeste do Brasil”. A apresentação do autor e da obra será feita pelo ex-reitor da UECE, Manassés Claudino Fonteles.

altO livro tem 248 páginas e é ilustrado com figuras coloridas de alta qualidade. O autor ministra palestra, no próximo dia 26 de outubro, às 11h, no Auditório da Biblioteca da América Latina, São Paulo, sobre Aspectos Sócio-econômicos, Gastronômicos e Tecnológicos sobre o Queijo Coalho.

Segundo Fernando Mourão, o exemplar aborda o tema do queijo coalho artesanal como um produto lácteo genuinamente do Nordeste do Brasil, que existe há mais de 300 anos. O queijo coalho ou queijo de coalho representa cultura, história e gastronomia da região Nordeste. Fazendo parte dos hábitos alimentares da população do Nordeste, destaca-se como um ingrediente importante de diversas iguarias típicas nordestinas, como o baião de dois, o mungunzá, a tapioca, a pamonha, espetinho de queijo e tantas outras que são servidas em bares, restaurantes, hotéis e praias.

O livro se divide em oito capítulos. No capítulo 1, contém abordagem histórica. Nos demais capítulos, são tratados importantes aspectos socioeconômicos e culturais; os municípios cearenses onde a produção do produto artesanal é relevante; o processo de fabricação do queijo artesanal; as características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais do produto artesanal; as ações realizadas nos últimos dez anos, visando a melhoria da qualidade e a valorização do produto no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Ao final, são apresentadas estratégias necessárias para o desenvolvimento do setor e considerações conclusivas gerais.

Espera-se que este livro possa contribuir para a valorização do produto artesanal e levar conhecimento científico ao grande público admirador de queijos, aos produtores artesanais de queijos, aos pesquisadores e alunos interessados no tema.

É possível produzir queijo Coalho artesanal com leite cru e obter lucros. O mais difícil já existe, a marca forte Queijo de Coalho, uma tradição que sobrevive em razão de sua qualidade e do empenho de todos aqueles que se dedicaram a manter esta tradição secular.

Mais informações podem ser obtidas pelo celular/whatsapp. (85) 9 8838-8808