Professor da UECE é selecionado para Curso de Saúde Pública da Universidade de Harvard

8 de outubro de 2012 - 16:37

Professor e coordenador do Internato em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Bruno Souza Benevides é um dos 15 brasileiros selecionados para participar do Curso de Campo Colaborativo em Saúde Pública Harvard Brasil, que será realizado em Fortaleza, em janeiro de 2013.

O Curso de Campo Colaborativo em Saúde Pública Harvard Brasil é realizado pelo Centro de Estudos Latinos Americanos David Rockfeller da Universidade de Harvard. Além dos estudantes brasileiros, participarão também 15 alunos da respeitada universidade americana.

De acordo com o site da instituição, Fortaleza foi escolhida para sediar o Curso porque a cidade “é amplamente reconhecida por seus esforços inovadores na redução de morte de bebês e crianças nos últimos 15 anos e os participantes terão a oportunidade de conhecer in loco estas iniciativas”.

Bruno, que é doutorando em Saúde Coletiva pela UECE, diz que o processo seletivo avaliou currículo, Carta de Motivação e houve ainda uma entrevista por telefone em Inglês. Como demorou bastante para ser informado sobre o resultado da seleção, ele achou que não tinha sido aprovado.

A professora Marcia Castro, brasileira, da Faculdade de Saúde Pública de Harvard (HSPH, sigla em Inglês), está à frente do Curso, que tem um Comitê Científico Organizador, responsável pelo planejamento, revisão e monitoramento da iniciativa. É o Comitê também quem envia a Carta de Aceitação aos candidatos selecionados.

Os membros do Comitê são professores da HSPH, da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O curso irá cobrir cinco tópicos que foram escolhidos com base nos levantamentos sobre os maiores problemas de saúde pública na cidade de Fortaleza. Os tópicos são HIV/AIDS, Leishmaniose, Hanseníase, Tuberculose e Saúde e Nutrição Materno-Infantil.

Os objetivos gerais do Curso de Campo Colaborativo em Saúde Pública Harvard Brasil visam aumentar a capacidade dos participantes em:

1. Analisar criticamente fatores ambientais e socioeconômicos no Brasil que são associados com a alta incidência e distribuição geográfica das doenças infecciosas abordadas no Curso;

2. Identificar características da população, tais como status de nutrição, comorbidades, grau de exposição associada com epidemologia da doença e o impacto destes fatores na morbidade e mortalidade da doença;

3. Identificar e descrever doenças infecciosas selecionadas que são prevalecentes no Brasil;

4. Promover colaborações acadêmicas duradouras e pesquisa conjunta entre a Faculdade de Saúde Pública de Harvard e os participantes brasileiros, fortalecendo as redes pessoais em todo o Brasil e internacionalmente.