Professor da Uece é premiado com viagem internacional pela Marinha do Brasil

20 de novembro de 2018 - 16:20

O professor Antonio Francisco Guerra Pereira, docente do curso de História da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza, que também é professor da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, foi selecionado pela Marinha do Brasil, pela Portaria Nº 87/DGPM de 10.07.2018 para participar de um trecho da XXXII Viagem de Instrução dos Guardas-Marinha a bordo do Navio-Escola Brasil entre os portos de Lisboa e Baltimore.

alt

Pela UECE o professor Guerra teve o seu afastamento de 23 dias autorizado pela Reitoria por meio da Portaria nº 2547/2018 e publicada no DOE em 12.09.2018.

Durante a travessia de quase quinze dias pelo Oceano Atlântico, entre Portugal e os Estados Unidos, o professor Guerra ministrou aulas de História Naval para os 208 guardas-marinha da Escola Naval (RJ), que fazem seu estágio supervisionado de quase seis meses viajando por países da Europa, Estados Unidos e América do Sul.

alt

A Escola Naval, instalada na ilha de Villegagnon, no Rio de Janeiro, foi fundada em 1823 e é uma Instituição de Ensino Superior da Marinha do Brasil que forma oficiais dos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes da Marinha, numa graduação de 4 anos e meio, sendo o último semestre destinado a essa viagem de instrução. A turma de 2018 é a primeira a contar em seu quadro com um grupo feminino de 12 guardas-marinha e para as quais o professor Guerra também ministrou aulas.

alt

Desses 208 Guardas-Marinha, sete são estrangeiros, representantes de Angola, Líbano, Namíbia, Nigéria e Senegal, que cursaram a Escola Naval. Também estão realizando a viagem de jovens oficiais convidados das Marinhas amigas da Argentina, Bolívia, Chile, Estados Unidos da América, França, México, Paraguai, Portugal e Reino Unido, além de representantes do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e da Marinha Mercante Brasileira.

alt

Quanto ao Navio-Escola Brasil ele é incorporado ao Serviço Ativo da Armada brasileira, classificado como navio de guerra de 1ª classe e subordinado ao Comando da Força de Superfície da Esquadra brasileira; tem 130 m de comprimento; uma tripulação de quase 500 pessoas a bordo; munido com canhões 40 mm, mas construído também para funcionar como uma escola flutuante, pois tem salas de aula, biblioteca e auditório.

O comandante do navio, Capitão de Mar e Guerra Vagner Belarmino de Oliveira, por meio da Ordem de Serviço Nº 170/2018, de 31.10.2018, elogiou e agradeceu a participação do professor Guerra na referida missão.

Em Fortaleza, o navio, que estará vindo de Cartagena de Índias, no caribe colombiano, fará uma escala de três dias na cidade, de 07 a 10 de dezembro e deverá ter um dia aberto à visitação pública.