Professor da UECE é homenageado pela Comunidade Acadêmica da UNIFOR

12 de abril de 2013 - 12:02 #

As conferências do professor e filósofo Regenaldo Rodrigues da Costa, do curso de Filosofia do Centro de Humanidade (CH) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), renderam-lhe uma expressiva homenagem do Conselho Editorial dos Cadernos de Filosofia do Direito dos alunos da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Transformados em livro “Cadernos de Filosofia do Direito VII” foi  lançado recentemente. O professor Oscar d’Alva de Souza Filho, editor e organizador dos Cadernos de Filosofia do Direito, dedicou três páginas ao homenageado da UECE, em que faz o seguinte destaque: “Hoje a luta pelos Direitos fundamentais, pelos Direitos Humanos é um ponto inafastável da reflexão e da conduta ético-profissional do professor Regenaldo”.

Entre os livros publicados, o filósofo Regenaldo da Costa destaca “Ética do Discurso e Verdade em Apel” e “Ética e Filosofia do Direito”, também citados no “Cadernos de Filosofia do Direito VII”. Professor de Filosofia do Direito, Regenaldo da Costa é mestre e doutor em Filosofia e integra o corpo docente dos Cursos de Mestrado da UECE e da Universidade Federal do Ceará (UFC). Lidera na UECE o grupo de Pesquisa Ética e Direitos Humanos e na UFC, o grupo de pesquisa Filosofia dos Direitos Humanos.

Ao falar sobre o professor Regenaldo, os alunos da UNIFOR explicaram que o conheceram por meio de suas palestras, cursos e livros. A propósito, a conferência de abertura do Colóquio Internacional na Sorbonne de Paris foi do professor da UECE e filósofo Regenaldo Rodrigues da Costa. Ele falou sobre “L’éthique de la responsabilité comme défense morale de la vie dans le contexte de la crise écologique du XXI siècle” (A ética da responsabilidade como defesa moral da vida no contexto da crise ecológica do século XXI).