Professor da UECE é destaque na Conferência que celebra o Ano Internacional da Astronomia no Brasil

19 de maio de 2009 - 13:38 #

O Prof. Hugo R. Christiansen, do grupo de física teórica da Universidade Estadual do Ceará (UECE), será um dos conferencistas da “The Sun, the Stars, the Universe, and General Relativity” que se realizará de 26 a 28 de maio, em Fortaleza, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento faz parte das comemorações do Ano Internacional da Astronomia.  No dia 29, o evento prossegue na cidade de Sobral, a 233 km de Fortaleza, onde, em 29 de maio de 1919, ocorreu a observação do eclipse solar, fato que comprovou a Teoria da Relatividade Geral.

A palestra do Prof. Hugo Christiansen será sobre aspectos da física de raios-gama e neutrinos de altas energias provenientes de jatos astrofísicos relativistas, e acontecerá às 16h do dia 28, quinta-feira. O professor H. R. Christiansen participa ainda do Comitê Local de Organização do evento juntamente com os professores da UECE, Marcony S. Cunha e Makarius O. Tahim, e J. Amaral Vieira, secretário do International Center for Relativistic Astrophysics Network (ICRANet Southamerica).

Durante a solenidade de abertura da conferência será assinado um documento que beneficiará o Ceará, e particularmente a UECE. Para assiná-lo, estarão presentes o diretor do ICRANet, Remo Ruffini, o secretário do ICRANet para a América do Sul, Amaral Vieira, o secretário do ICRANet no Brasil, Mário Novello, o governador do Ceará, Cid Gomes, o secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará, René Barreira e o reitor da UECE, Assis Araripe.

O ano de 2009 foi declarado pelas Nações Unidas como o ano da Astronomia e a conferência a ser realizada em nosso Estado celebra esse evento. Promovida pelo International Center for Relativistic Astrophysics Network (ICRANET), em parceria com várias instituições do país, a mesma constará de uma série de palestras de alguns grandes nomes da Cosmologia e a Astrofísica do mundo. “The Sun, the Stars, the Universe, and General Relativity” é parte do Acordo Internacional de Cooperação Científica firmado em 2006, entre o Brasil e a ICRANET e ratificado pelo Congresso Nacional em 2007.

A conferência tem o objetivo de celebrar os três maiores eventos que ocorreram no Brasil e que influenciaram definitivamente o conhecimento científico no mundo: a missão de astrônomos britânicos para Sobral-CE a fim de observar o eclipse solar de 29 de maio de 1919, o qual, de acordo com Sir Arthur Eddington, deu-nos a primeira evidência observacional do desvio dos raios luminosos provenientes das estrelas pelo campo gravitacional do sol, como predito por Albert Einstein; a descoberta do meson Pi por Powel, Occhialini e o brasileiro Cesare Lattes, prenúncio de uma nova área na Física, a Física de Partículas; o trabalho sobre o colapso gravitacional e processo Urca, de George Gamow e o brasileiro Mário Schoenberg, concebidos no Rio de Janeiro.

As palestras da noite, serão em português e para o público em geral, alunos de Universidades e de Colégios. Ocorrerão também seminários pela manhã e a tarde, os quais serão em inglês. Os alunos interessados que forem participar dos seminários durante o dia deverão fazer sua inscrição no site: http://www.icranetsouthamerica.org.

O ICRANet é uma organização internacional com sede em Pescara, na Itália, que viabiliza projetos de cooperação para a realização de pesquisas científicas na área de astrofísica relativística. Após a aprovação do Acordo, universidades brasileiras e centros de pesquisas poderão associar-se livremente à Rede, o que contribuirá para que o País tenha acesso a um campo científico de estudos mais complexos e aprofundados da astrofísica.