Professor da Uece abre Colóquio Internacional na Sorbonne de Paris

17 de março de 2011 - 18:52 #

A conferência de abertura do Colloque International L´Ethique de la Vie chez Hans Jonas, realizado pela Université de Paris 1 – Panthéon-Sorbonne, no final do mês de fevereiro, foi do professor Regenaldo Rodrigues da Costa, com Doutorado em Filosofia, e que pertence ao Mestrado Acadêmico de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O tema abordado foi “L’éthique de la responsabilité comme défense morale de la vie dans le contexte de la crise écologique du XXI siècle” (A ética da responsabilidade como defesa moral da vida no contexto da crise ecológica do século XXI). O colóquio teve como objetivo a discussão da Ética e da Responsabilidade como defesa moral do valor da vida.

O colóquio contou com a participação de pesquisadores da França, do Canadá, da Italia, da Bégica e do Brasil. Foi organizado pela Professora Dra. Catherine Larrère – Diretora da Unité de Recherche Philosophies Contemporaines da Université de Paris 1 – Panthéon-Sorbonne e pelo Professor Dr. Eric Prommier.

Professor Regenaldo Rodrigues da Costa é graduado em Filosofia – curso de licenciatura – pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), em 1982. Fez mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor adjunto da Uece, professor da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará, da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará e membro da Câmara de Human. e Ciências Sociais da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Filosofia Política e Filosofia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, direito, justiça, democracia, direitos humanos, ética do discurso e liberdade.

Contatos: Mestrado Acadêmico em Filosofia da UECE. Fone: 3101-2033
                Curso de Graduação em Filosofia das UECE. Fone: 3101-2031 / 3101-2030