Professor da FAVET atualiza dados sobre produção e rebanho avícola

18 de outubro de 2012 - 03:00 #

O professor Walbens Siqueira Benevides, de Ciências Avícolas, da Faculdade de Veterinária (FAVET), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), “como professor atuante da área de produção animal e assíduo leitor do portal da UECE”, enviou email atualizando os dados publicados na matéria sobre o Dia da Pecuária, que são relativos a 2002, publicada no site da universidade.

Segue abaixo o texto do professor Walbens.

Segundo o site do IBGE , o rebanho de galos, frangas, frangos e pintos cresceu alcançou em 2004 759,512 milhões de cabeças.

Em 2009, conforme o site da Embrapa, foram alojadas 1,2 bilhão de matrizes pesadas e 5,6 bilhão de frangos de corte, sem contar com o rebanho de galinhas poedeiras comerciais, galinhas caipiras, codornas, perus, capotes, avestruzes e outras aves, estimando-se que atualmente em 2012 esse numero seja um pouco maior.

Inclusive, conforme a União Brasileira de Avicultura (UBABEF), nas exportações, o Brasil mantém, desde 2004, a posição de maior exportador mundial, tendo terminado 2009 com a marca de 3,6 milhões de toneladas embarcadas para mais de 150 países, também sendo o 3º maior produtor de carne de frango do mundo, depois dos EUA e da China.

Ressalto ainda que somente aqui no Ceará, o alojamento semanal fica em torno de 1,2 a 1,3 milhão de pintinhos de corte, sendo 650 mil da Granja REGINA e 400 mil da CIALNE.