Professor da Fafidam/Uece publica livro sobre o Baixo Jaguaribe

4 de novembro de 2020 - 12:02 # # # #

 

O professor do curso de Geografia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam/Uece), Leandro Vieira Cavalcante, publicou um livro sobre o Baixo Jaguaribe, tendo como título “As firmas tomaram conta de tudo: território, agronegócio e questão agrária”, que versa sobre os impactos do agronegócio no uso e controle da terra e do território na região jaguaribana.

Com foco num recorte espacial específico (o Baixo Jaguaribe), buscou-se, segundo o autor, evidenciar os processos de expansão e territorialização do agronegócio no Brasil, de modo a verificar seus impactos na questão agrária e na organização do território. A partir de um olhar geográfico, mas que comporta inúmeros outros olhares compartilhados por todos aqueles que vivenciam diariamente a realidade imposta pelas firmas do agronegócio, procurou-se demonstrar algumas das facetas da reprodução do capital no campo.

O livro está dividido em cinco capítulos, ligados entre si pelo debate em torno do território, do agronegócio e da questão agrária. No primeiro capítulo são apresentados os pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa; no segundo, as nuances do pacto de poder estabelecido entre Estado e agronegócio; no terceiro, a expansão do agronegócio da fruticultura e a ofensiva do capital na região no Baixo Jaguaribe; no quarto, as estratégias de territorialização e controle da terra por parte das firmas; no quinto, o cenário de latifundiarização e concentração fundiária deixado pela atuação hegemônica das firmas do agronegócio da fruticultura na região. Os cinco capítulos procuram demonstrar como, quando e por que “as firmas tomaram conta de tudo”.

O sumário e a apresentação do livro podem ser consultados e baixados gratuitamente clicando aqui.