Professor da Universidade Cornell encerra Seminário de Sociedade e Políticas Públicas

11 de agosto de 2011 - 20:19 #

Após ministrar palestra de encerramento do II Seminário Estado, Sociedade e Políticas Públicas na Contemporaneidade, às 9h30 desta sexta-feira (12/08), no Auditório Aluisio Cavalcante do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), sobre o tema “Militares e Nacionalidades”, o professor Benedict Anderson da Universidade de Cornell, Estados Unidos, inaugura a nova sede do Observatório das Nacionalidades (ON), no Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), como parte da programação o evento. Estiveram presentes o Reitor Assis Araripe, o Vice-Reitor Gomes Neto, os Pró-Reitores João Carlos Holanda, Jackson Sampaio e Vladimir Spinelli, a Pesquisadora Institucional Socorro Osterne, professores, alunos e servidores.

O II Seminário foi aberto na última segunda-feira (08/08), com a palestra do médico Mário Mamede, Superintendente do Instituto de Previdência do Município (IPM) e que exerceu a função de Subsecretário de Direitos Humanos da Secretaria Geral da Presidência da República, no governo Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia presidida pelo Chefe de Gabinete e Pró-Reitor de Planejamento da Uece, prof. Vladimir Spinelli, representando o Reitor Assis Araripe, e a presença do Pró-Reitor de Pós Graduação e Pesquisa, prof. Jackson Sampaio, da profaa Socorro Osterne, Pesquisadora Institucional da universidade e membro da equipe que criou o Observatório da Mulher, da coordenadora do evento, professora Maria Glaucíria Mota Brasil, da diretora da Editora da Uece, professora Liduína Farias, do representante da Guarda Municipal, Luis Martins, professores, estudantes, servidores e convidados.

O II Seminário Estado, Sociedade e Políticas Públicas na Contemporaneidade marca a abertura do semestre de 2011.2 do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade (MAPPS) da Uece, que pesquisa temáticas como segurança, consumo cultural, mídias e nacionalidades, bem como, mais um espaço de reflexão e debates sobre as Políticas Públicas e sua relação com o Estado e a sociedade. O evento é coordenado pela professora Maria Glaucíria Mota Brasil. A programação contou com oficinas, minicursos, mesas redondas, palestras, entre outras atividades.

Para a realização do II Seminário Estado, Sociedade e Políticas Públicas na Contemporaneidade, a Uece contou com o apoio do CESA, Centro de Humanidades (CH), do Mestrado Profissional em Políticas Públicas (MPPP) Parque Gráfico da UECE, do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP/CAPES), do Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética (Labvida/UECE), do Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UECE) do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e da Violência (COVIO/UECE).

Integram a Comissão Organizadora do encontro os professores Maria Glaucíria Mota Brasil, Abelardo Coelho da Silva, Andrea Maria Camerino Roberto, Irlena Maria Malheiros da Costa, Lara Abreu Cruz, Maria das Graças Guerra Lessa e Mayra Raquel da Silva.

Serviço: Inauguração da nova sede do Observatório das Nacionalidades

Palestra “Militares e Nacionalidades”, com Benedict Anderson