PROEX realiza Ciclo de Discussões sobre violência contra a mulher

1 de dezembro de 2014 - 14:43

Tem início nesta segunda-feira, dia 1º de dezembro, às 17h, o Ciclo de Discussões realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), por intermédio do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Pragmática (NIPRA), da UECE, e o Programa Viva a Palavra, com o tema “Violência de gênero e performatividade”, na Sala de Videoconferência CCLIN, do Campus de Fátima.

O Ciclo de Discussões  faz parte da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, que teve início no dia 25 de novembro, Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres. A campanha pretende promover o debate e a luta pela erradicação da violência contra as mulheres.

A PROEX, articulada com seus diversos projetos e programas de extensão, realizará diversas atividades ao longo destes 16 dias, tendo como ponto alto a assinatura de um convênio entre a UECE e o Instituto Maria da Penha, no dia 5 de dezembro14, às 14h, no Auditório Central, Campus do Itaperi , com  a presença da bióloga Maria da Penha, que ganhou projeção nacional na luta pelo fim da violência contra a mulher e a formulação de uma lei específica contra este tipo de crime.

A Campanha dos 16 dias tem sido usada como uma estratégia de mobilização internacional para reivindicar a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres, uma vez que dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que, no mundo, uma em cada três mulheres já sofreu algum tipo de violência conjugal.

O encerramento da Campanha será no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, com palestra da professora Helena Frota, coordenadora do Observatório da Violência Contra a Mulher (Observem) da UECE.

Confira abaixo a programação 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres na UECE:

Ciclo de Discussões – Sala de Videoconferência do CCLIN,  no Campus Fátima

Tema 1: “Violência de gênero e performatividade”, com  Gabriela de Sousa Costa  e Marcos Alberto Xavier Barros (NIPRA-UECE)(NIPRA-UECE)

Segunda-feira, 1º de dezembro, às 17h

Tema 2: “A violência linguística virtual contra as mulheres”, com Adriana Martins (NIPRA-UECE)

Segunda-feira, 8 de dezembro, às 15h30h

Tema 3: “Violência contra as mulheres e o Direito”, com Kélvia Menezes (NIPRA-UECE)

Segunda-feira,  8 de dezembro, às 17h

Celebração  de Convênio  entre a UECE e o Instituto Maria da Penha:

5 de dezembro, às 14 h, no Auditório Central, no Campus do Itaperi

Encerramento da Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Palestra  “Violência contra as mulheres”, com professora Helena Frota

Quarta-feira, dia 10 de dezembro às 16h, no Auditório da PROGRAD, no Campus do Itaperi.