PROEX inicia discussão sobre curricularização da extensão

18 de março de 2015 - 11:53

“Indissociabilidade, Creditação e Curricularização da Extensão” foi o tema tratado pela pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Claudiana Nogueira de Alencar, em visita à Faculdade de Filosofia Dom Aurélio Matos (FAFIDAM), Campus da UECE em Limoeiro do Norte, no dia 10 de março, iniciando os encontros da PROEX nos campi do interior.

alt

A pró-reitora deu início ao encontro com aula inaugural da 3ª turma do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), da UECE, com o tema “Relação entre Pesquisa e Extensão: Desafios Teóricos e Metodológicos”.  

Em reunião com os coordenadores dos cursos de Graduação e com a direção da FAFIFAM foram discutidos os desafios e possibilidades da extensão e sua adequação ao Plano Nacional de Educação (PNE). Foi explanado sobre o marco legal da extensão, que consta na Constituição Federal de 1988, no item que trata “da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão”, na Lei das Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 e no PNE.  

Segundo a pró-reitora, uma das metas do PNE 2014-2024 é “assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária”. Quanto a isso, foram discutidos os processos e estratégias utilizadas em instituições públicas brasileiras para atingir este objetivo.  

Foi apresentado ainda na FAFIDAM o Programa “Diálogos Uece-Comunidade”, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UECE. O programa busca incentivar a interação dialógica entre a universidade e a sociedade, por meio de ações coordenadas de extensão universitária junto às comunidades do entorno aos campi da UECE, com ênfase no diálogo, na troca de saberes e na articulação com os líderes comunitários, movimentos e organizações sociais.